A partir de agora, motoristas de aplicativos de transporte de Curitiba terão que se cadastrar na Urbanização de Curitiba S/A (URBs) conforme o decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (20). 

A mudança ocorreu após o protesto dos taxistas da capital por mais regulamentação e fiscalização nas empresas e motoristas de aplicativo por parte da Prefeitura de Curitiba.

Cadastro dos motoristas de app na Urbs: como será feito

Segundo a administração municipal, o cadastro dos motoristas de aplicativo poderá ser feito pelo site da Urbs e será gratuito. O cadastramento será regulamentado em um prazo de até 60 dias após a publicação do decreto. 

Protesto dos taxistas em Curitiba

Os taxistas que participam do protesto se reuniram, por volta das 9h, na Linha Verde e seguiram em carreata para a Prefeitura Municipal de Curitiba, no bairro Centro Cívico, onde permaneceram até que dez representantes da categoria foram recebidos na prefeitura para discutir as reivindicações. 

Taxistas durante protesto em Curitiba nesta terça-feira (20). (Foto: Thais Travençoli/RICTV)

Aplicativos de transporte na capital paranaense 

Curitiba foi uma das primeiras capitais a ter regulamentação municipal específica para empresas e motoristas de aplicativos. O primeiro decreto foi publicado em 2017 e foi seguido por outros quatro (incluído o assinado nesta terça-feira). 

De acordo com o prefeito Rafael Greca, as mudanças fazem parte do processo de aperfeiçoamento contínuo deste setor. “O decreto é a adequação à lei federal [Lei Federal 13.640/201] que regulamenta as atividades dos motoristas cadastrados em aplicativos”, resumiu o prefeito.