Terminou no final da tarde desta segunda-feira (23) o protesto de motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba. A manifestação foi encerrada após o pagamento da segunda parcela do 13º salário e do adiantamento salarial do mês de dezembro aos funcionários da empresa Auto Viação Mercês.
Os trabalhadores de várias empresas de ônibus da capital haviam realizado um protesto na madrugada desta segunda-feira como forma de solidariedade aos colegas que estavam sem receber os benefícios.
A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), que realizou assembleias em frente às garagens das empresas do setor ainda durante a madrugada. O sindicato havia entrado com um pedido de liminar na justiça do trabalho exigindo o bloqueio de valores financeiros de Orlando Bertoldi & Cia Ltda., Consórcio Pontual, que foi acatado, sendo determinada a apreensão de 650 mil reais, para a quitação do 13º e o adiantamento dos trabalhadores.
Após assinado termo de responsabilidade a empresa Auto Viação Mercês se comprometeu a fazer a quitação dos valores aos seus funcionários ainda no decorrer do dia e realizou o pagamento no final da tarde.
O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, afirmou que o movimento foi um sucesso para a classe de Motoristas e Cobradores. “União e Vitória são os termos a serem usados nesse momento tão importante da nossa categoria. Greve é o último recurso que queremos usar para poder valer os nossos direitos, mas para isso acontecer sempre que necessário assim agiremos, dentro da conformidade da lei, porém com energia, objetivando sempre o bem estar da nossa classe, o respeito dos patrões e da sociedade”, afirmou Teixeira.