A terça-feira (22) deve ser complicada para quem depende de ônibus em Foz do Iguaçu, na região oeste do Estado. Os motoristas de ônibus e micro-ônibus da cidade devem realizar uma nova paralisação nesta terça-feira (22). Os trabalhadores protestam contra o embargo declaratório solicitado pelas empresas à Justiça em relação ao fim da dupla função de trabalho.

Além de dirigir os ônibus, os motoristas exercem a função de cobradores.“A Justiça entendeu que é humanamente impossível desempenhar a dupla função, dirigir e cobrar ao mesmo tempo e desobrigou os motoristas a fazer isso. As empresas entenderam que isso é aplicável apenas nos ônibus e não nos micros e entraram com uma ação de embargo declaratório para ela ser mais precisa naquilo que ela diz”, diz o presidente do sindicato da categoria, Dilto Vitorassi.

Segundo os motoristas, a dupla função vem sendo exercida nos últimos dois anos, desde que o consórcio responsável pelo transporte coletivo na cidade começou a operar e que cerca de sessenta trabalhadores foram demitidos.

Esta é a segunda vez que os motoristas e cobradores de Foz cruzam os braços no mês de outubro, A primeira aconteceu no último dia 16.