Os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba ameaçam paralisar o transporte público na próxima terça-feira (22). De acordo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), a causa da greve seria em função de atrasos nos pagamentos.

“O pagamento, que é feito no dia 15, sempre atrasa ou não é realizado. Nós não aguentamos mais essa situação. Chega o dia de receber e o funcionário tem que ‘mendigar’ o seu salário”, disse o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Segundo ele, o repasse deste mês deve ser realizado no dia 20. Se os trabalhadores não receberem até o final da próxima segunda-feira (21), as atividades serão paralisadas a partir das 4h da manhã de terça.

O atraso do recurso é, de acordo com o presidente do Sindicato, frequente e acontece ‘em rodízio’ nas empresas. “Nós não sabemos onde exatamente o recurso está parando, se é no subsídio do Governo estadual, da Prefeitura ou da Urbs. Todos entendem que a população precisa do transporte, mas nós não podemos deixar a situação assim. Está insustentável”, concluiu Anderson Teixeira.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a ameaça de greve não foi comunicada ao órgão, que soube do caso pela imprensa. Em nota, o Setransp afirma que o pagamento dos trabalhadores é feito todo dia 20 de cada mês. Neste mês de outubro o dia 20 cai no domingo. Algumas empresas estão fazendo o pagamento nesta sexta-feira, dia 18, outras farão o pagamento no primeiro dia útil subsequente.