Na manhã desta segunda-feira (30) a população de Cascavel foi pega de surpresa: ônibus parados fecharam as pistas dos terminais de transporte público e das ruas da cidade. Os motoristas e cobradores paralisaram o serviço por melhores condições de trabalho e mais segurança.
A manifestação teve o apoio de microfones e caixas de som. Na Câmara de Vereadores, motoristas e cobradores acompanharam a discussão do Projeto de Lei nº 15/2014 que dispõe sobre a proibição aos motoristas dos veículos do transporte coletivo de executar simultaneamente a condução e a cobrança da tarifa.
Segundo os trabalhadores, o acúmulo de serviços traz uma série de riscos para funcionários e passageiros. Casos de abusos pela dupla função também foram denunciados. O motorista Celso Luiz Fronza que simultaneamente exercia a função de cobrador foi demitido por justa causa por não conseguir cumprir o horário estipulado pela empresa.
Houve muita discussão e os trabalhadores se irritaram com os vereadores que estavam contrários à proposta. Em sessão na Câmara, o projeto foi aprovado com 16 votos favoráveis e dois contrários.
A paralisação aconteceu durante a votação, como forma de manifestação pela luta dos direitos dos trabalhadores. Em seguida os ônibus voltaram a circular normalmente na cidade.