Santa Helena confirmou o primeiro caso de zika vírus no município, localizado na região Oeste do Paraná. A paciente é uma mulher, grávida, moradora da área central da cidade. A confirmação se deu através de exame sorológico feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A coleta do material para exame foi feito no dia 02 de fevereiro, e o resultado retornou nesta segunda-feira (22).

Segundo as autoridades em Saúde de Santa Helena, a paciente é uma mulher jovem e que está grávida há aproximadamente 5 meses (25 semanas). A preocupação no caso de gestantes decorre da possibilidade de contaminação do feto e desenvolvimento da microcefalia, porém, no caso específico da paciente de Santa Helena, o período de acometimento, que é até o primeiro trimestre, já passou, o que gera certa tranquilidade, segundo a diretora da 20ª Regional de Saúde, Denise Liell.

Leia mais:

Curitiba tem primeiro caso confirmado de zika vírus 

Paraná descarta caso de microcefalia relacionado ao zika vírus

Maringá registra quatro casos de zika vírus

Secretaria de Saúde divulga estudo sobre zika virus e microcefalia no PR

Conforme números do Governo do Estado, o resultado de outros quatro exames para zika vírus são aguardados no município.

Combate ao Aedes Aegypti

A confirmação de um caso de zika não deve mudar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “A atitude deve ser a mesma. A preocupação é de eliminar todos os criadouros. É claro que há um olhar mais detalhado, porém, os cuidados são os mesmos detalha, detalha a diretora da Regional de Saúde.

Rolândia também registra primeiro caso

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná confirmou um caso de zika vírus em uma moradora de Rolândia. O caso é importado, ou seja, a paciente contraiu a doença em viagem ao Mato Grosso e sentiu os sintomas no município. Ela procurou atendimento na Rede Municipal de Saúde no dia 5 de fevereiro e os exames confirmaram a doença. A paciente em questão está sendo tratada e passa bem. Rolândia já registrou 12 casos de dengue em 2016.