Eliete fez quase 400 chamadas em 16 anos (Foto: Luiz Costa/ SMCS)

Em média, Eliete fez duas ligações por mês para a Central 156

Gaúcha de nascimento, Eliete Ferraz Sabino de Almeida adotou Curitiba como sua cidade. Hoje, com 62 anos, é considerada uma das “curitibanas” mais ativas na central de atendimento da prefeitura, com 397 ligações para obras e serviços.

“Ligo para tentar mudar tudo o que eu vejo que está errado”, diz a moradora que faz solicitações para serviços que nem sempre ficam perto de sua casa. Apesar do alto número de ligações realizadas durante 16 anos, Eliete garante que é preciso ter responsabilidade.

“Não adianta pedir se a sociedade não usar depois. Sempre procuro saber [antes] se é necessário”.

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Pedidos

Em média, Eliete fez duas ligações por mês para a Central 156 da prefeitura com pedidos bastante variados: pavimentação, revitalização, iluminação, roçada, trânsito e assistência social.

Entre as solicitações de assistência social, por exemplo, Eliete faz questão de avisar a Prefeitura sempre que moradores em situação de rua. “É preciso ter consciência de que a qualidade de vida deles precisa melhorar. Posso dar um prato de comida, mas só isso não resolve o problema”, defende.

Criada em 1984, a Central de Atendimento 156 é o principal canal entre a população e a prefeitura.