Uma mulher sofreu alucinações, insônia e incontinência por meses depois de comer sushi de cinco dias em um posto de gasolina. Os médicos demoraram para entender o que estava acontecendo no corpo da paciente até descobrirem que o problema vivia em seu intestino. 

De acordo com o professor de medicina e YouTuber, ChubbyEmu, a mulher identificada apenas como JC chegou em casa tarde do trabalho e percebeu que não tinha comido o dia todo. Faminta, ela abriu a geladeira e se deparou com os sushis que havia comprado e resolveu comê-los mesmo sabendo que estavam velhos.

“O peixe tinha um gosto um pouco azedo, mas ela apenas colocou molho de soja para disfarçar … O sushi de cinco dias estava tão tranquilo que ela nem se lembrava de comê-lo”, disse ChubbyEmu. 

Apesar de parecer inofensivo, o sushi suspeito transformou a vida da jovem em um pesadelo. Nas semanas seguintes depois de fazer a refeição noturna, JC disse ao marido que parecia que um peixe estava “batendo em sua barriga”.

Ainda conforme o professor, ela passou meses sofrendo de desnutrição, incontinência, noites sem dormir, ansiedade e alucinações de insetos rastejando pelas paredes e por baixo de sua pele.

Sushi com tênia do peixe

JC suportou meses de tratamentos, exames de sangue e foi levada às pressas para o hospital duas vezes depois de sofrer ataques apavorantes antes que os médicos percebessem que poderia ser uma tênia a causadora de tudo. Foi então que nove meses depois, ao examinarem suas fezes eles descobriram milhares de ovos e segmentos quebrados de uma tênia.

Os médicos identificaram a tênia como diphyllobothrium latum – uma das maiores que podem infectar humanos. Ela pode crescer até 9 metros de comprimento e é chamada de ‘tênia do peixe‘.

O parasita adora vitamina B12 e é conhecido por “competir” com os humanos que infecta pelo nutriente. E, é exatamente o que ele vinha fazendo com JC, privando seus nervos e células de um vitamina de construção essencial e provocando até alucinações.

A mulher passou a ter alucinações após comer sushi com a tênia. (Foto: CDC/Wikimedia Commons)

JC recebeu uma dose única de praziquantel, um medicamento anti-vermes e teve uma recuperação completa.

A história da mulher foi contada por YouTuber Chubby Emu, que trabalha como professor adjunto clínico e médico em Chicago para a Universidade de Illinois.

ChubbyEmu usa seu canal no YouTube para discutir casos médicos raros que ele ou seus colegas descobriram.