Foi divulgada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (14), a lista dos 262 municípios selecionados de todos no Brasil para receber o Cidades Digitais, ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No projeto estão incluídas as cidades de Jacarezinho, Ibaiti, Imbituva, Jaguariaíva e Pinhão, sendo que no sul do país somente o Paraná está presente no documento.

O Cidades Digitais pretende modernizar a gestão municipal, oferecendo à população acesso a serviços de governo eletrônico e incentivando o desenvolvimento local. O programa prevê a instalação de infra-estrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação.

Da lista divulgada hoje consta a seleção de municípios feita entre os que submeteram as propostas por meio de formulário eletrônico entre os dias 4 de fevereiro de 2013 e 5 de março. Os municípios serão convocados pelo Ministério das Comunicações para firmar o acordo e para receber as instruções básicas e dar seguimento ao programa.

 

A Inclusão Digital

O maior acesso a rede permite o desenvolvimento social da população, criando condições de empregabilidade, além de reduzir a violência nas regiões implantadas. Proporciona economia com a redução de despesas com serviços de Internet, através da implantação de redes sem fio (wireless) em pontos carentes.

Durante o I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, no mês de junho, o Secretário Municipal de Planejamento de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira, explicou a experiência que o município tem realizado. “Implantamos internet gratuita para as famílias da zona rural e também estamos interligando todas as unidades de saúde”, enfatiza.