Peças de acervo museu (Foto: (Reprodução Facebook/Museu Nacional)

Local abrigava importantes fósseis encontrados no país, uma coleção de múmias egípcias e peças tradicionais de antigos povos indígenas

Museu Nacional (Foto: Foto: WikimediaCommons)

O Museu Nacional foi fundado em 1818 por Dom João VI e era a instituição científica mais antiga do país. O acervo começava do lado de fora com o palácio que foi a residência da família imperial brasileira. O local também foi usado em momentos históricos do país como a assinatura da independência e a primeira assembleia constituinte da república.  

Maior dinossauro do Museu Nacional (Foto: Reprodução Facebook/Museu Nacional)

 Os ossos do maior dinossauro brasileiro, que viveu há 80 milhões de anos e media 13 metros, estava em exposição no Museu Nacional graças a uma vaquinha na internet. A sala de visitação do Maxakalisaurus topai tinha sido aberta em julho deste ano. 

Mutum-de-penacho (Foto: Reprodução Facebook/Museu Nacional)

 Um casal da espécie Mutum-de-penacho, que habita a região do Cerrado e da Amazônia, também fazia parte do acervo.

Zoolito (Foto: Romulo e Valentino Fialdini/ Reprodução Facebook Museu Nacional)

Um zoolito é um artefato de pedra construído pelo homem há cerca de 5 milhões de anos. Este em formato de peixe foi encontrado em Santa Catarina.

Sha-amun-em-su (Foto: Wikimedia Commons/ Museu Nacional)

O caixão de Sha-amun-em-su fazia parte da coleção pessoal de Dom Pedro II. A peça ficou no gabinete do imperador até a proclamação da República, em 1889, quando a peça passou a integrar a coleção do Museu Nacional.

Gato múmia (Foto: Reprdução Facebook/ Museu Nacional)

O Museu Nacional tinha a maior coleção de múmias egípcias da América Latina. Entre as peças que o público podia ver de perto estava a múmia de um gato.

Baleia (Foto: Reprodução Twitter/@thaismayumi)

A sala da baleia jubarte estava fechada há 20 anos e a administração do museu pretendia abrir novamente com o auxílio de uma nova vaquinha na internet.