As crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Curitiba e que ainda não receberam a dose da vacina contra a poliomielite poderão ser vacinadas no próprio Cmei a partir desta quarta-feira (12). A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e de Educação, para chegar ao maior número possível de crianças com idades entre seis meses e cinco anos durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai até o dia 21 de junho.
Até esta terça-feira (11), 70.670 crianças receberam a vacina em Curitiba. A meta é vacinar 98 mil crianças.
As unidades básicas de saúde e os Cmeis definirão o calendário para vacinação em cada centro infantil. Os pais receberão um informativo, solicitando a autorização para a aplicação da vacina e o envio da carteirinha de vacinação da criança. “A carteirinha de vacinação é um documento importante para o acompanhamento da criança e para que os profissionais de saúde não corram o risco de aplicar a vacina duas vezes”, salientou o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, diz que mesmo com os altos índices de adesão já nos primeiros dias da campanha de vacinação, é preciso ir ao encontro da população que ainda não recebeu a vacina. “Por isso estamos fazendo essa mobilização nos Cmeis, para dar oportunidade àqueles pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose contra a pólio e que durante a semana têm uma agenda cheia em função do trabalho e de outras atividades”, salienta.
Para a secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Roballo, a parceria com a Saúde é muito importante para atingir a meta da vacinação, que é chegar a 95% do público-alvo, e para garantir a imunidade das crianças. “Curitiba está livre da pólio há muitos anos, mas o vírus ainda circula no mundo. Por isso é fundamental fazer a imunização em massa do público infantil, mais vulnerável a qualquer tipo de doença”, comenta Roberlayne. Em Curitiba, 40 mil crianças frequentam diariamente os 194 Cmeis existentes na cidade.
A campanha de vacinação prossegue até o dia 21 de junho e as crianças com até 5 anos podem ser vacinadas em qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde de Curitiba.