Uma ação promovida pelo governo do Paraná pretende unir diversos órgãos públicos para prestar atendimento especial para mulheres vítimas de violência. O mutirão acontece neste sábado (24), na Praça Santos Andrade, em Curitiba, das 8h30 às 17h30.

O Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, concentra serviços de assistentes sociais, psicólogos, advogados e outros profissionais, que vão informar e orientar mulheres sobre seus direitos e, se necessário, registrar denúncias e encaminhar o cumprimento de mandados judiciais. Essas e outras ações serão ofertadas gratuitamente em estandes montados na praça.

Salas exclusivas serão preparadas no prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para atender casos em que haja necessidade de atendimento reservado e para formalização de denúncias.

A Delegacia da Mulher estará disponível para registro de ocorrência e procedimentos policiais, e o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, para emissão de medidas protetivas de urgência, mandados judiciais e despachos para intimação dos agressores, entre outras providências.

A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos participa com as ações do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (DEDIHC). A Secretaria da Saúde também terá um estande para distribuição de materiais informativos sobre a saúde da mulher e a prevenção da violência.

Um dos serviços levados à praça será o Centro de Referência da Mulher, da Secretaria da Justiça, que prestará atendimento psicossocial e jurídico, orientações. O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas vai prestar orientação e informação.

Estatística

De janeiro a julho, o Centro de Referência da Mulher realizou 195 atendimentos. O companheiro foi o principal agressor, com 85 denúncias; seguido do ex-companheiro, com 45; do marido, 42; do ex-marido, 11; do ex-namorado, quatro; e outros, oito denúncias. Com relação à cor, das 195 mulheres agredidas, 130 são brancas, 52 de cor parda e 11 negras. Quanto ao agressor, 113 deles são brancos, 67 de cor parda e 13, negros.

Serviço
Data: 24/08/13 – sábado
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Praça Santos Andrade – Em frente ao prédio histórico da UFPR