Mutirão de avaliação clínica irá atender para cães no Centro de Referência em Ação Social (CRAS) no bairro São Brás, em Curitiba, nesta sexta-feira (22). É previsto que 50 cães pertencentes a famílias da região recebam vacinas, microchips de identificação e agendem cirurgias para castração.
Ao longo do segundo semestre deste ano, mais de 500 cães pertencentes a famílias de baixa renda, residentes em Curitiba, foram castrados, segundo o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.
“Além disso, a Rede vacina gratuitamente estes animais, num fluxo de castrações em parceria com as protetoras cadastradas, direcionando as esterilizações aos animais de comunidades carentes de Curitiba, atendendo famílias cadastradas nos 45 Centros de Referência em Ação Social da cidade”, informa.
Comunidade
A dona de casa Rogéria Aparecida dos Santos, acompanhada dos filhos, genro e neto, foi até o CRAS para agendar a castração dos três cães da família. Ela conta que chegou a fazer orçamentos e que gastaria cerca de R$ 1 mil nas três cirurgias, além do valor dos remédios. “Não dispomos deste montante, por isso estamos muito satisfeitos com o atendimento gratuito que nossos cães estão recebendo”, disse.
Rogéria comentou que a família sempre teve animais em casa, mas que nunca recebeu um atendimento tão completo e sem custos como o atual. Além de agendar as cirurgias de castração, os cães foram examinados e tratados por veterinários da Prefeitura e receberam microchips e vacinas.
“Além dos benefícios clínicos aos cães, o mutirão tem uma importante função de trazer sensibilização e orientações à população sobre guarda responsável”, afirmou a coordenadora do CRAS do São Brás, Ana Maria de Carvalho.