Curitiba - Uma das atrações mais aguardadas do Natal Curitiba estreia nesta quarta-feira (10), no Centro Histórico da cidade: o espetáculo de balé O Quebra-Nozes, nas Ruínas de São Francisco. Com a participação de uma das principais bailarinas do Brasil, Ana Botafogo, a encenação da obra-prima de Tchaikovski será apresentada às 20h30. Não é necessário agendamento, mas a indicação é de que o público chegue cedo para acompanhar o espetáculo gratuito.

Com cinco dias de apresentações na arena do bairro São Francisco, o público poderá acompanhar o espetáculo até o próximo domingo (14), em sessões noturnas: quarta e quinta-feira, às 20h30 e, de sexta a domingo, com duas sessões por noite, às 18h30 e 20h30.
O balé Quebra-Nozes reúne os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Juliana Valadão. Com direção de Nicole Vanoni, a montagem da Curitiba Cia de Dança reúne 58 bailarinos.
Espetáculo combina fantasia e as aventuras de um quebra-nozes
Criada em 1891, a obra-prima da dança clássica é um dos três balés compostos pelo compositor russo Piotr Tchaikovski no ano. O espetáculo é baseado na versão do escritor Alexandre Dumas, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, chamado O Quebra-Nozes e O Rei dos Camundongos.
Encenado tradicionalmente no natal, a narrativa combina fantasia e as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como soldado, que protege a menina Clara. Clássico do natal no mundo, o balé é divido em dois atos e faz parte da programação do Natal Curitiba.
Ana Botafogo interpreta mãe de personagem no balé o Quebra-Nozes
A personagem Clara é interpretada pelas bailarinas Ray Guimarães e Natália Taliani, enquanto o Quebra-Nozes é performado por Felipe Bueno e Gabriel Mattoso. Já a bailarina, de 68 anos, Ana Botafogo, encena a mãe de Clara, a Senhora Stahlbaum.

Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo também já foi a bailarina principal do Teatro Guaíra e é reconhecida internacionalmente.
“É o encantamento e a magia do Natal, com uma equipe artística fantástica e também com a música maravilhosa de Tchaikovski”, afirma Ana Botafogo.
Serviço
- Local: Ruínas de São Francisco;
- Datas e horários: quarta e quinta-feira, às 20h30; sexta a domingo, às 18h30 e 20h30;
- Ingressos: entrada gratuita.
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui