Serra catarinense registrou neve na tarde desta sexta-feira (Foto: Rafael Araldi‏/Twitter/@araldi10)

Neve começou a cair nas serras gaúcha e catarinense por volta das 13h

As cidades de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, registraram neve no início da tarde desta sexta-feira (9). Segundo meteorologistas, o período favorável para a formação do fenômeno foi pequeno. A neve começou a cair por volta das 13h. A temperatura em Urupema era de 6,3 oC quando nevou, mas, com ventos de 35 km/h, a sensação térmica chegou a -6oC.

No distrito de Silveira, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, também nevou.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as chances de neve para o Paraná são remotas. A cidade de Palmas, no sudoeste do estado, registrou chuva congelada por volta das 11h desta sexta-feira (9). Segundo o Simepar, fazia 2,8°C naquele momento e as condições atmosféricas favoreciam a formação de neve, mas a chuva congelada caiu por dez minutos e parou. Com a prevista queda de tempratura e as atuais condições atmosféricas, não está descartada a possibilidade de neve nesta tarde, segundo informações do Simepar.

A chuva congelada acontece quando a precipitação cai em forma de gelo, sempre em momentos de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial antes da neve alcançar sua forma de flocos.

No Twitter, internautas  registraram em vídeos a neve que caiu sobre São Joaquim e Urupema, na serra catarinense. O primeiro vídeo é do internauta Fábio Souza (@fabioelis), e mostra os primeiros flocos de neve caindo sobre São Joaquim. Na sequência, as imagens do meteorologista Leandro Puchalski (@) mostram a neve em Urupema. O terceiro registro é de Josué Amaral‏ (@josuamaral), e mostra o fenômeno no distrito de Cruzeiro, em São Joaquim. Assista:

Leia também:

Paraná tem previsão de geada e temperaturas negativas no fim de semana