Uma das maiores massas de ar frio registrada nos últimos anos fez a neve cair mais uma vez em Curitiba, na manhã desta terça (23), após 38 anos. Nevou também em diversas cidades do Paraná como Araucária, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, São Mateus do Sul, PiraquaraInácio Martins e Palmas.

Além da neve, várias cidades do Paraná registraram também chuva congelada como Cascavel, Pato Branco, Pinhão, União da Vitória, Porto Vitória, Lapa, Toledo, Paula Freitas, Irati, Toledo, Antônio Olinto, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva.

No início da manhã, os termômetros registram 1,5º.C em Curitiba. Durante a madrugada, as mínimas no estado foram registradas em Clevelândia (-2,1º.C) e Palmas (-1,9º.C). A previsão é de que as temperaturas aumentem ao longo do dia e pare de nevar nas cidades onde o fenômeno foi registrado.

Confira a galeria de fotos enviadas por internautas de todo o Paraná.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a maior incidência de neve na capital ocorreu nos bairros da região sul, como Portão, Xaxim e Tatuquara. Também houve registro de chuva congelada em outras regiões da capital como Parolin, Sítio Cercado e Umbará . Enquanto a neve é um floco branco, o pingo da chuva congelada é transparente e quica ao cair na superfície.

O maior acúmulo de neve nesta terça-feira ocorreu em cidades do Centro-Sul do Estado, como Guarapuava, onde a temperatura chegou a 0,5 grau. O excesso de gelo, inclusive, trouxe também prejuízos para alguns estabelecimentos da cidade.

Para os próximos dias, o tempo deve melhorar em todas as cidades do Paraná e o sol deve aparecer entre nuvens na tarde desta terça-feira. A previsão para a madrugada desta quarta é de geada em todas as regiões, menos no Litoral. Em Curitiba, a quarta-feira deve amanhecer com mínima de -2ºC. Palmas deverá registrar a menor temperatura do estado com -5ºC. Guarapuava amanhecerá com -4ºC.

Segundo a Simepar, não há previsão de que a neve volte a cair em nenhuma região do Paraná.

ALERTA GEADA – O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar informam há previsão de geada, na madrugada desta quarta-feira (24), em toda a zona cafeeira do Estado.

A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o “chegamento” de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.

Em lavouras recém-implantadas – até seis meses de campo – deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra e mantê-las assim até cessar o risco de geada.

Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento. Mais informações sobre o “Alerta Geada” e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas em www.iapar.br ou pelo telefone (43) 3391-4500.

HIDRÔMETROS – A queda de temperatura registrada em todo o Estado e as previsões para os próximos dias exigem que os clientes da Sanepar cuidem do hidrômetro. O frio intenso e a geada podem congelar a água que está dentro dos tubos próximos ao medidor, também conhecido por ‘relógio’.