Julho é o mês em que o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo. E, nesse contexto, a Coamo — a maior cooperativa agroindustrial da América Latina — abre espaço para uma conversa profunda e necessária sobre os rumos do cooperativismo no Brasil e no mundo.

Sede da Coamo
Ao longo de mais de cinco décadas, a cooperativa consolidou-se como um dos maiores motores de desenvolvimento do agronegócio brasileiro (Foto: Divulgação)

Os apresentadores e jornalistas Sérgio Mendes e Rose Machado se sentaram à mesa com Aroldo Galassini, presidente fundador, Airton Galinari, presidente executivo, e Alcir José Goldoni, presidente do Conselho de Administração da Coamo. Três lideranças que representam diferentes gerações, mas compartilham a mesma visão: o cooperativismo é mais que um modelo de negócio — é uma filosofia de vida que transforma o campo e as pessoas.

Na entrevista especial, eles refletem sobre os desafios do cenário global, marcado por conflitos internacionais e instabilidades econômicas, e como a Coamo tem se preparado para manter sua solidez, competitividade e compromisso com os cooperados. “Estamos investindo fortemente em tecnologia, inovação e expansão industrial, mas sem perder de vista nossos valores: união, confiança e cooperação”, destaca Galinari.

Entre os temas discutidos, também estão o papel da cooperativa no fortalecimento da agricultura familiar, a importância da sucessão no campo e os caminhos para manter o Brasil como potência agroindustrial no cenário mundial.

representantes da coamo em frente a refinaria
Além de grãos como soja, milho e trigo, a Coamo possui refinarias de óleo, produção de sementes e uma estrutura industrial de ponta (Foto: Divulgação)

Mais do que números ou estruturas, a Coamo reafirma que seu maior patrimônio é o cooperado. E que, mesmo diante das incertezas, o cooperativismo continua sendo a força que move o campo para frente.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui