Em uma reunião promovida esta semana pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano (CTSVMC) aprovou uma alteração de diretriz viária que permite a construção de uma nova pista de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Nova pista do aeroporto Afonso Pena é aprovada por órgão metropolitano
O aeroporto é localizado na região metropolitana de Curitiba (Foto: Amep)

A diretriz é uma previsão futura de ruas. Definida pela Amep em um caderno técnico que organiza a ocupação da Região Metropolitana, ela garante que obras futuras não sejam inviabilizadas.

Leia também:

Referente à Rua Constante Moro Sobrinho, a diretriz existente será substituída pela da Rua Silvio Pinto Ribeiro. Essa via será requalificada junto a outras 15 vias em um investimento estadual de R$ 200 milhões.

A CCR Aeroportos, responsável pela nova pista do Aeroporto Afonso Pena, também analisa uma conexão entre as ruas José Pedro Andrigueto e Piraí do Sul. Com a aprovação, a CCR pode dar início ao processo de obtenção de alvarás para a obra.

Prevista no contrato denominado Bloco Sul, a nova pista do Aeroporto Afonso Pena, terá 3 mil metros de extensão, se tornando a maior do Paraná, além de permitir operações com aeronaves maiores e aproximações simultâneas.

Atualmente, o aeroporto conta com duas pistas de 1.800 e 2.200 metros. A aprovação foi acelerada pelo Governo do Estado, que destacou o impacto positivo da obra no desenvolvimento regional.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!