Curitiba - Com a chegada de mais um feriado, os trabalhadores buscam alternativas para aproveitar a folga. Apesar de não ser considerado feriado nacional, em Curitiba a data do Corpus Christi faz parte do calendário oficial, resultando em um dia livre para diversos funcionários. Caso a sua folga já esteja confirmada e você ainda não tenha decidido como curtir o dia, confira 5 dicas.

Espaços culturais de Curitiba.
Feriado em Curitiba terá programação cultural (Foto: reprodução/ SEEC-PR)

Os curitibanos que aguardavam uma folga extra já podem se programar para essa quinta-feira (19). O dia de Corpus Christi terá diversas opções culturais para aproveitar em família ou com amigos. O Museu Oscar Niemeyer, o MAC no MON, o Museu Paranaense, o Museu Casa Alfredo Andersen, o Centro Cultural Teatro Guaíra e o Museu da Imagem e do Som funcionarão normalmente durante todo o feriado prolongado.

Já a Biblioteca Pública do Paraná e a Sede Adalice Araújo do MAC Paraná estarão fechadas durante o feriado, retomando o atendimento na segunda-feira (23).

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Com destaque na exposição “Re-Selvagem”, da artista francesa Eva Jospin, a nova mostra internacional é a primeira da artista no país. A curadoria é de Marcello Dantas. A exposição combinará nove obras de grandes dimensões, entre elas instalações e desenhos, além de dois materiais em vídeo. As instalações são bordadas com seda e o papelão.

Também estão em cartaz:

  • “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”;
  • “Veemente”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”
  • “África – Expressões Artísticas de um Continente”;
  • “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”;
  • “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”;
  • “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”;
  • “Pátio das Esculturas”;
  • “MON sem Paredes”.

Horário: 10h às 18h;

Endereço: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.

Centro Cultural Teatro Guaíra

O Centro Cultural Teatro Guaíra contará com apresentações durante a semana de feriado. O destaque é o 1º Festival de Violoncelos de Curitiba, evento que busca promover o violoncelo como instrumento central em apresentações, debates, incentivando o desenvolvimento artístico dos violoncelistas brasileiros.

Horário e informações: site oficial;

Endereço: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) no feriado em Curitiba

Museu “escondido”, a exposição permanente conta com quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, os curitibanos podem apreciar, gratuitamente, a produção artística de Alfredo Andersen. A opção é ótima para a família que deseja aproveitar o feriado em Curitiba.

Horário: 10h às 17h30;

Endereço: Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

O MIS-PR expõe “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere. A exposição, é em parceria com a Agência Farpa e apresenta uma seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan.

Horário: 10h às 18h;

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro.

Museu Paranaense (MUPA) no feriado em Curitiba

“Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento” é o destaque do museu. A exposição conta com obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que visam uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Através de fotografias, vídeos, performances, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação.

Horário: 10h às 17h30;

Endereço: Rua Kellers, 289 – São Francisco.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.