Os moradores de Morretes, no litoral do Paraná, atingidos pelo vendaval ocorrido em 10 de dezembro de 2025, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade calamidade pública.

Mãos de uma pessoa negra segurando um celular. Na tela do dispositivo está o aplicativo do FGTS, o meio no qual moradores de Morretes podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS.
O aplicativo não aceita comprovantes de residência em nome de terceiros. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O prazo para fazer o pedido começou no dia 30 de dezembro de 2025 e vai até 30 de março de 2026. A solicitação deve ser realizada exclusivamente pelo aplicativo do FGTS, mediante apresentação de documento de identificação, CPF e comprovante de residência.

Comprovante de residência deve estar no nome do beneficiário

O aplicativo não aceita comprovantes de residência em nome de terceiros. Por isso, quem não possui o documento em seu próprio nome deve procurar a Prefeitura de Morretes para solicitar a declaração de residência, necessária para concluir o processo.

A declaração pode ser solicitada no Almoxarifado Municipal ou na Secretaria de Governo. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.

A Prefeitura de Morretes orienta que os moradores confiram se o endereço está entre as áreas oficialmente reconhecidas como atingidas e façam o pedido dentro do prazo para garantir o acesso ao benefício. Em caso de dúvidas, a recomendação é procurar diretamente a prefeitura.

Confira as áreas de Morretes que estão contempladas pelo Saque Calamidade do FGTS

  • Zona urbana: Barro Branco, Ceasa, Centro, Jardim Independência, Raia Velha, Rocio, Sítio do Campo e Vila dos Ferroviários;
  • Zona rural: Central, Ponte Alta, Reta do Porto, Loteamento Ramos, Pantanal, Capituva, Seis Marias, Porto de Cima, América de Baixo, Sambaqui, Pindaúva, Reta da América, São João da Graciosa e Fortaleza.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.