Na manhã desta segunda-feira (24) foi aberto a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda, pela Receita Federal do Brasil. O lote também contempla restituições residuais dos anos anteriores. A lista soma 18.453 colaboradores que não informaram a chave Pix e não se adequam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Segundo a Receita Federal, dos 120 mil cidadãos que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco já podem conferir se receberão a restituição. Segundo a Receita Federal, esses contribuintes do Imposto de Renda receberão R$ 253,88 milhões. Dessa soma, R$ 168,86 milhões serão destinadas para contribuintes com prioridade no reembolso; entenda prioridade.
Lista de prioridade do reembolso
- 1º – Foram somados 75.790 contribuintes, que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou que utilizaram a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix prioriza o recebimento;
- 2º – São 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3º – Somam 4.013 contribuintes que somam a maior fonte de renda seja o magistério;
- 4º – O restante dos contribuintes prioritários é formado por 3.163 idosos acima de 80 anos e 2.405 declarantes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Como consultar a malha fina?
A verificação pode ser realizada através da página da Receita Federal na internet. Basta o declarante clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A segunda alternativa é fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será realizado no dia 31 de março, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consultar o extrato da declaração.
Caso identifique alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.