Uma equipe de cientistas, liderada pelo Southwest Research Institute (SwRI) nos EUA, identificou uma nova Lua orbitando Urano, penúltimo planeta do Sistema Solar. A descoberta foi produzida por meio do Telescópio Espacial James Webb da Nasa, aumentando o número de satélites que orbitam o astro para 29.

Conforme o instituto, o objeto estranho foi visto pela primeira vez no dia 2 de fevereiro deste ano. Ainda conforme a equipe de cientistas, nenhum outro planeta tem tantas luas internas pequenas quanto Urano.
“É uma Lua pequena, mas uma descoberta significativa, algo que nem mesmo a sonda espacial Voyager 2 da Nasa conseguiu observar durante seu sobrevoo de quase 40 anos”, falou Maryame El Moutamid, cientista-chefe da Divisão de Ciência e Exploração do Sistema Solar do SwRI.
Corpo celeste ficou “invisível” para a Voyager 2 e outros telescópios
Os cientistas envolvidos na pesquisa também afirmam que a nova Lua deve ter apenas dez quilômetros de diâmetro. O tamanho do corpo celeste seria um dos fatores que provavelmente a deixou “invisível” para a Voyager 2 e outros telescópios.
“Nenhum outro planeta tem tantas luas internas pequenas quanto Urano, e suas complexas inter-relações com os anéis sugerem uma história caótica que confunde a fronteira entre um sistema de anéis e um sistema de luas”, disse Matthew Tiscareno, do Instituto SETI, membro da equipe de pesquisa.
Nova Lua está localizada a cerca de 56 mil quilômetros do centro de Urano
“A nova Lua é menor e muito mais tênue do que a menor das luas internas conhecidas anteriormente, tornando provável que ainda mais complexidade seja descoberta”, finaliza o pesquisador.
Conforme o El Moutamid, a nova Lua está localizada a aproximadamente 56 mil quilômetros do centro de Urano, orbitando o plano equatorial do planeta entre as órbitas de duas luas maiores, Ofélia (que fica logo fora do sistema de anéis principal de Urano) e Bianca.
Luas de Urano são nomeadas com personagens das obras de Shakespeare
Nomeadas com personagens das obras de Shakespeare e Alexander Pope, todas as luas de Urano seguem identificadas pelo padrão.
Provisoriamente identificada como S/2025 U1, o nome oficial da Lua recém-descoberta ainda não foi escolhido, e precisará ser aprovado pela União Astronômica Internacional, principal autoridade na atribuição de nomes a objetos astronômicos.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui