Em Curitiba, a chuva forte acompanhada de rajadas de vento voltou a causar transtornos
O temporal que caiu sobre vários municípios do Paraná na quarta-feira (21) voltou a causar transtornos nesta quinta-feira (22). Em Curitiba, chuvas fortes acompanhadas por rajadas de vento já alagam parcialmente várias ruas da capital e causam transtorno no trânsito. Municípios do interior do Estado também sofrem com os vendavais. Em São Miguel do Oeste os ventos chegaram a 108 Km/h.
VÍDEO: Com força da chuva, teto desaba sobre alunos em colégio de São José dos Pinhais. Assista abaixo:
De acordo com o Simepar, a frente fria segue presente sobre o Oceano Atlântico, na altura do litoral sul do País. Esse sistema mantém elevada a instabilidade atmosférica no Paraná. A metade sul do Paraná (oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais, RMC e litoral) tem maior potencial para a ocorrência de temporais, com ventos e granizo. Nas áreas mais ao norte as chuvas são mais irregulares, mas também devem ser fortes por alguns momentos.
Clique aqui e confira a previsão do tempo para a sua cidade.
Conforme o Simepar, apenas entre os dias 1° e 21 deste mês, o estado já registrou 161 milímetros de chuvas. Para se ter uma idéia, a média de chuvas registradas no mês de outubro dos últimos anos é de 135 milímetros. O Simepar explica que a combinação do calor excessivo com alta umidade e uma frente fria estacionada sobre o Oceano Atlântico mantem elevada a instabilidade atmosférica na maioria das regiões do Paraná.
Leia também:
Chuva de granizo causa transtorno em Curitiba e RMC. Veja fotos
Granizo e vendaval já atingiram mais de mil pessoas no Paraná
Transtornos na capital
De acordo com a Defesa Civil, cerca de mil pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva desde a tarde de quarta-feira (21) em Curitiba. Segundo a Copel, aproximadamente 33 mil imóveis estão sem luz. As regiões mais afetadas pela falta de energia elétrica são Batel, Campo Comprido, Parolim e Uberaba.
O trânsito também ficou bastante complicado em algumas regiões. Há 25 semáforos desligados no momento. Equipes da Setran estão se deslocando para regiões mais complicadas. Neste momento, a água que invadia ruas da cidade já baixou e não há vias bloqueadas. Uma árvore caiu na Rua Jovino do Rosário, no Boa Vista, atingindo três carros, sem feridos.
A Defesa Civil forneceu colchões para cinco famílias da Rua Luiz Cardoso, atrás do CMEI Barigui, cujas residências sofreram alagamento em função de entupimento de bueiros na região.
A região norte da cidade foi a mais atingida pela chuva. Em Santa Felicidade, o pluviômetro da Prefeitura registrou 60,8 milímetros em uma hora (13h30 às 14h30 de quarta-feira (21), quase a metade do esperado para o mês inteiro de outubro, que é de 140 milímetros em toda a cidade.
A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba interditou na tarde de quarta-feira (21) três residências, cujas estruturas foram afetadas pela queda de um muro na rua Adaguimar de Pinho Klat, na altura do nº, 70, no bairro Santa Felicidade. A forte chuva que atingiu Curitiba contribuiu para a queda do muro. A Cosedi pediu a saída imediata dos moradores desses imóveis para evitar maiores riscos.
O atendimento nas unidades do Município atingidas está praticamente normalizado. A exceção é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigui, na Cidade Industrial, que está fechado para limpeza. As poucas crianças levadas hoje para a unidade estão sendo atendidas no CMEI Hugo Pereti.
Os CMEIs Saturno e Camponesa, na regional Santa Felicidade, estão atendendo normalmente. A Escola Dário Velozo, na Cidade Industrial, também esta funcionando, mas sem luz em função da queda de uma árvore sobre a fiação. A árvore já foi retirada e a expectativa é que em breve a luz seja religada.
A UPA Campo Comprido e as quatro unidades de saúde que ontem fecharam mais cedo por falta de energia elétrica funcionam normalmente. No trânsito, todos os semáforos afetados foram religados durante a noite.
Prejuízos no Paraná
A Defesa Civil do Paraná atualizou, na manhã desta quinta-feira (22), os números referentes aos estragos provocados pelas chuvas que atingiram diversas cidades do Paraná na tarde da última quarta-feira-feira (21).
No total, o vendaval, acompanhado de granizo em algumas regiões, afetou 1349 pessoas, em quatorze municípios. 271 casas ficaram danificadas. Em algumas regiões, foram verificadas quedas de árvores e interrupção no sistema de energia elétrica.
A cidade mais atingida foi Chopinzinho, onde choveu granizo e 360 pessoas foram afetadas, num total de 70 casas danificadas. Outros municípios que tiveram danos consideráveis foram Pérola do Oeste e Saudade do Iguaçu, respectivamente com 270 e 240 pessoas afetadas.
Previsão do tempo
As temperaturas, no entanto, continuam elevadas no Estado. Em Curitiba, a máxima prevista para esta quinta-feira é de 28°C. Na região noroeste, os termômetros devem atingir os 35°C em Maringá, Paranavaí e Umuarama. No litoral, as temperaturas variam entre 22°C de mínima e 30°C de máxima em Paranaguá.