Papai Noel era verde? Entenda por quê ele mudou de cor
Estamos acostumados a ver o Papai Noel com sua bela vestimenta vermelha todo ano, mas nem sempre foi assim. Há muito tempo atrás, o Natal era representado pelas cores verde, marrom e vermelho, com o verde sendo a principal cor no guarda roupa do bom velhinho.
Leia mais:
- Natal de Curitiba: Coral do Palácio Avenida e outros espetáculos gratuitos estreiam essa semana
- Em clima de Natal, pastelaria do Paraná cria pasteis de panetone e chocotone
Então por quê ele usa vermelho?
As roupas invernais do Papai Noel eram verde e/ou marrom até o final do século XIX, mas em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. As roupas ainda seguiam o estilo de inverno, mas agora com a cor vermelha como principal, detalhes em branco e um cinto preto. O novo estilo criado por Nast foi apresentado na revista Harper’s Weeklys no mesmo ano.
Apesar de ter sido criada em 1886, a roupa vermelha ficou popular em 1931, quando a Coca-Cola fez uma campanha publicitária mostrando o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que tinha as mesmas cores do refrigerante. A campanha foi um sucesso e ajudou a estabelecer a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Atualmente a cor verde ainda é amplamente usada em decorações natalinas e não deixou de ser relacionada a data comemorativa, mas o vermelho se oficializou como a cor do Papai Noel.
Curiosamente, as vestimentas vermelhas do bom velhinho não agrada a todos. O Papai Noel já foi chamado de comunista por internautas no perfil de um shopping de de Joinville, Santa Catarina. A postagem recebeu diversos comentários acusando o Papai Noel de shopping de ser comunista “Papai Noel comunista! Minha família não irá”, comentou um usuário.