A expressão “hétero top” ganhou destaque nas redes sociais e na linguagem do cotidiano brasileiro nos últimos anos, principalmente a partir de 2020. O termo, inicialmente usado de forma irônica, passou a identificar um perfil masculino comum em festas, reality shows e comportamentos nas redes. Mas afinal, o que é hétero top?

O termo combina a orientação sexual “hétero” com a gíria “top”, muito utilizada por homens heterossexuais jovens, geralmente de classe média ou alta, para se referirem a algo considerado legal ou positivo.
Essa linguagem, marcada por expressões como “topzera” e “top demais”, acabou sendo associada a um estereótipo: o do homem vaidoso, conservador, que frequenta baladas caras, se veste de forma padronizada (camisetas, tatuagens, cabelo bem cortado, correntes, etc) e demonstra orgulho desse estilo de vida.
Na internet, “hétero top” virou sinônimo de um tipo específico de comportamento. Inicialmente, era usado por outros grupos com tom de deboche, muitas vezes para criticar ou satirizar atitudes consideradas superficiais, machistas ou previsíveis. Aos poucos, o termo foi ressignificado e até apropriado por alguns dos próprios representantes desse perfil.
Hétero top nos realities
Em reality shows como o Big Brother Brasil, figuras como Gustavo Marsengo e Lucas Bissoli, por exemplo, já foram rotulados como “hétero top”. Mas assumiram o rótulo com naturalidade e bom humor nas apresentações, o que gerou engajamento nas redes sociais.
O uso exagerado e repetido da palavra “Top” acabou despertando o olhar irônico de outros grupos nas redes sociais, que criaram a expressão “hétero top” para descrever, muitas vezes em tom de crítica, esse estereótipo tão presente em festas sertanejas como o Villa Mix, principalmente em São Paulo.
Atualmente, o “hétero top” já se firmou como parte do vocabulário popular.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui