A impressão de estar despencando durante o sonho é um fenômeno recorrente relatado por muitas pessoas. Em geral, ocorre durante os estágios iniciais do sono e está diretamente ligado a processos mentais. Confira o que significa sonhar que tá caindo.

O que significa sonhar que tá caindo?
O significado de sonhar que está caindo pode variar conforme o contexto da vida da pessoa. Para alguns, pode indicar ansiedade diante de situações que não estão sob controle. Em outras, o sonho pode estar relacionado a mudanças bruscas, instabilidade no ambiente de trabalho ou relações pessoais.
Esse tipo de sonho também pode surgir após períodos prolongados de estresse, privação de sono ou até mesmo exaustão física. Nesses casos, o corpo envia sinais ao cérebro para reavaliar o estado de alerta, o que pode gerar a sensação de queda mesmo sem estímulo externo.
Além da sensação de queda, sonhar que está sendo perseguido também pode revelar o estado emocional da pessoa.
Principais explicações para o sonho de queda
Espasmos musculares durante o sono
O fenômeno chamado espasmo hípnico é comum no início do sono. O cérebro pode interpretar o relaxamento muscular como uma queda e isso gera o sonho – e o susto na hora de acordar.

Resposta ao estresse e ansiedade
Acumular preocupações, decisões importantes ou pressões emocionais podem causar sonhos com queda.
Mudanças ou perdas recentes
Alterações na rotina, como perdas financeiras, luto, ou términos de relacionamentos podem ser manifestadas como a sensação de cair, simbolizando instabilidade na vida.
Quando buscar ajuda médica?
Embora a maioria dos sonhos de queda não represente um problema de saúde, a frequência desses episódios, junto com possíveis distúrbios do sono ou ansiedade, podem indicar a necessidade de buscar ajuda profissional de saúde mental ou médico do sono.

Curiosidades sobre sonhos de queda
Estudos apontam que o fenômeno da queda é mais relatado entre pessoas entre 20 e 40 anos, com fases marcadas por grandes mudanças e responsabilidades.
Não há evidência científica de que sonhos de queda estejam relacionados a acontecimentos futuros. São, geralmente, fruto de interpretações do cérebro.
Situações externas como som alto, movimento involuntário ou mudança de temperatura no quarto podem provocar a sensação de queda também.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui