O bairro Xaxim, em Curitiba, recebeu o início das obras, nesta quarta-feira (4), que irão recuperar 1.100 metros de asfalto na Rua Antonio Rebelatto. O processo será feito com a reciclagem do pavimento, com uma máquina recicladora, e aditivo de cimento que torna a base mais resistente para receber a capa asfáltica. O investimento é de R$ 473 mil e a previsão para o término da obra é dia 20 de dezembro.

A região tem diversos pontos comerciais, linha de ônibus, igrejas e área de lazer. Devido ao alto tráfego e à ineficiência da operação tapa-buracos na via, a população pediu em audiência pública a recuperação. O compromisso agora foi atendido e trará melhorias para o bairro.

Morador desde 1967 no Xaxim, Onézio Perucelli é carpinteiro aposentado. Debaixo de uma árvore em frente a sua casa com amigos, ele observa com atenção o trabalho das máquinas e aprova a obra. “Esperamos há anos a recuperação desse asfalto. Agora sim começou um serviço certo”, enalteceu Onézio.

A chegada das máquinas da Prefeitura causou um transtorno necessário. O barulho, o pó, a trepidação e os desvios foram compreendidos pelos moradores. Os irmãos Iraci e Paulo Espíndola, moram há mais de 40 anos na rua Antonio Rebelatto e apoiam a obra mesmo com as complicações. “É uma melhoria, uma conquista e uma rua que ficará bonita, nova e todos ficaremos felizes. Vale agüentar o pó e o barulho pelo benefício” disse Iraci.

O comerciante Renato Sebastião de Almeida Fernandes, 65 anos, também destacou a importância do novo asfalto. “O resultado final será muito compensatório para o bairro, para os moradores e para nós do comércio. Foi um compromisso do prefeito e esse gesto de cumprir a palavra é importante” disse Renato.

Ecologicamente correto
A máquina recicladora utiliza uma tecnologia que não causa impacto ambiental e há um aumento na resistência do pavimento. A renovação da base é feita com a utilização do próprio asfalto antigo, que é processado na recicladora e recebe adição de cimento e água e posteriormente é compactado. O resultado é uma base mais resistente para receber a capa asfáltica e a população tem uma obra ecologicamente correta.

As obras no Xaxim fazem parte de um programa de recuperação de ruas da cidade, que vem sendo executado desde o início de novembro pela Secretaria Municipal de Obras. Já passaram por melhorias semelhantes trechos de ruas importantes, como Agamenon Magalhães, no Capão da Imbuia, Clara Kuchenny e Mateus Leme, no Abranches, além da avenida Affonso Camargo e do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral.
No total, serão feitos reparos em 2.500 metros de asfalto, com uso de máquinas que fazem a fresagem (raspagem) ou a reciclagem do pavimento. Os locais foram escolhidos por serem trechos de grande volume de tráfego e vias do transporte coletivo.