Quem circula pelo bairro Portão deve ficar atento às mudanças no trânsito na região. Nesta terça-feira (1), foram implantadas pela Superintendência de Trânsito (Setran) alterações no sentido do tráfego em parte das ruas Carlos Dietzsch e João Bettega, devido às obras do Ligeirão Norte-Sul, que estão acontecendo nas avenidas República Argentina e Winston Churchill.

A intervenção prevê o desalinhamento das estações-tubo, entre várias alterações no eixo de transporte, e devem durar em torno de quatro meses. O motorista que trafega pela Avenida República República Argentina, sentido bairro, vai encontrar um bloqueio na pista na altura da Igreja do Portão.

Por conta desse bloqueio, a Rua Carlos Dietzsch passou a ter sentido único de circulação da República Argentina para a Francisco Frischmann.

Para voltar a acessar a República Argentina a partir desse ponto, o motorista só poderá fazê-lo pela Rua Luiz Parigot de Souza, uma rua antes do Terminal Portão e seguir pela via lenta sentido centro.

Já a Rua João Bettega passou a ter sentido duplo de tráfego entre a Francisco Frischmann e República Argentina, para garantir o acesso aos moradores e comércio local.

De acordo com a Setran, as mudanças vão valer enquanto as obras estiverem sendo realizadas. Depois, o sentido original das ruas será restabelecido. 

As obras do Ligeirão Norte-Sul acontecem ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill. As intervenções tiveram início em agosto de 2020 e permitirão ultrapassagens entre os ônibus e a convivência entre as diferentes linhas que transitam pela canaleta exclusiva presente nas faixas centrais das duas vias. 

Na próxima fase, as obras do Ligeirão Norte-Sul acontecerão em 14 pontos de parada dos biarticulados. Ainda receberão serviços as estações-tubo Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Carlos Dietzsch, Pedro Gusso e Itajubá, no eixo da Avenida República Argentina. E, na Avenida Winston Churchill, a estação-tubo Santa Regina.

As vias estão passando por diversas alterações, passando por obras de pavimentação e desalinhamento de 26 estações-tubo para que o ônibus Ligeirão complete seu itinerário, partindo do Terminal Santa Cândida até o Terminal Pinheirinho.

As obras de pavimentação da canaleta exclusiva dos ônibus e de reforma, relocação e fixação das estações-tubo também alcançarão as calçadas da região dos pontos, que serão requalificadas, e o pavimento das vias lentas, que passarão por melhorias. Em conjunto com a nova estrutura de transporte coletivo, também serão implantadas ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.