Mesmo com um volume de chuva acima do normal para a época, não houve inundações nem maiores transtornos para a população
Os efeitos das fortes chuvas que caíram desde a sexta-feira (10) em Curitiba foram minimizados graças às ações que a Prefeitura de Curitiba vem adotando nos últimos meses e também ao investimento feito em obras para a contenção de cheias. Mesmo com um volume de chuva acima do normal para a época, não houve inundações nem transtornos para a população.
Somente no período das 10 horas de domingo (12) às 9 horas desta segunda-feira (13), as estações de medição de chuvas registraram 25 milímetros de precipitação no bairro Umbará. De acordo com dados do Simepar, foram registrados 53 milímetros de chuvas no fim de semana na capital paranaense. “No ano passado, por exemplo, com a mesma quantidade de chuva teríamos de duas a três áreas inundadas ao longo do Rio Barigui. Felizmente não ocorreu”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.
O Rio Belém atingiu 2,5 metros de altura no início da madrugada desta segunda-feira, enquanto o Rio Barigui tinha nível de 1,75 metro no mesmo horário – as medidas são cerca de um metro superiores à média dos rios.