Obras para recuperação das 10 vias principais de acesso ao Porto de Paranaguá tiveram início nesta semana. São investidos R$ 2,4 milhões em recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A construção será feita a partir da Avenida Coronel José Lobo e, ao longo dos 1.138,43 metros, todos os trechos ruins passarão por drenagem e receberão nova pavimentação.
Segundo o gerente técnico da BRF Engenharia, Bruno Athanasio, o prazo para a conclusão das obras na Avenida José Lobo é de 20 dias. Considerando todas as dez vias, o prazo máximo para a execução das obras é de 12 meses. Na sequência à avenida José Lobo, serão recuperadas a Avenida Portuária, Avenida Governador Manoel Ribas, Rua Manoel Bonifácio, Avenida Coronel Santa Rita, Rua Barão do Rio Branco, Rua Professor Cleto, Avenida Portuária II, Rua Soares Gomes e Rua Doutora Ludovica Bório.
“Acreditamos que essas obras de recuperação das vias do entorno do Porto de Paranaguá beneficia não apenas o acesso dos veículos aos terminais, mas, principalmente, a população que poderá circular pela área com mais segurança e tranquilidade. O tráfego por aqui tende a ficar bem melhor”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Trânsito – Através de um acordo de cooperação, assinado com o município de Paranaguá, está sob responsabilidade da Appa a realização e fiscalização das obras, enquanto à Prefeitura cabe a ordenação do trânsito na localidade e no entorno da obra.
Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão municipal responsável por essa coordenação, até o próximo dia 12, o trânsito pela avenida Coronel José Lobo, entre as ruas Soares Gomes e Conselheiro Correia ficará impedido. A orientação é que os motoristas busquem desviar.