Canudinho de wafer com chocolate protege o meio ambiente e pode ser abocanhado no fim da bebida (Foto: Reprodução)

Canudinhos comestíveis para bebidas e abolição de copos descartáveis estão entre soluções de empresários curitibanos contra o plástico

*Com informações da repórter Taís Santana, da RICTV Curitiba

Você sabia que cada pessoa usa, por ano, aproximadamente 60 quilos de plástico? Diante de tanto impacto negativo, será que o reinado deste produto está ameaçado?

Mais de um trilhão de sacolas de supermercado são descartadas em todo planeta. Sem falar nos copinhos e pratos descartáveis. O canudo plástico que costuma vir junto com uma bebida e que parece tão inofensivo também vem sendo questionado por causa dos impactos ambientais.

Leia também: Irmão se revolta com abandono de idoso e cria outdoor polêmico em Curitiba

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a repórter Taís Santana preparou uma reportagem especial sobre os impactos do plástico, principalmente nos rios e mares, e mostra algumas ações de comerciantes e empresários aqui de Curitiba que já estão criando uma nova cultura de reaproveitamento, para diminuir o uso de descartáveis.

Assista:

Por exemplo, a ONG Parceiros do Mar, que foi criada depois que uma surfista paranaense perdeu a vida no mar, ao ficar enroscada em uma rede de pesca. Hoje  voluntários promovem ações de conscientização em todo o litoral paranaense sobre o impacto da poluição plástica nos oceanos.

Uma fábrica de chocolate de Curitiba uniu o útil ao agradável e criou canudinhos comestíveis. Assim dá pra tomar a bebida e depois abocanhar o canudinho de wafer com chocolate.

O consumo de 12 mil copos por mês em um bar da capital paranaense fez o proprietário tomar medidas para diminuir o consumo do plástico. Agora, cada cliente tem sua própria caneca de chope.