A internet residencial em banda larga e transmissão de dados em alta velocidade chegará a mais 11 municípios do Paraná, na região de Ortigueira. A novidade foi possível graças à expansão da Klabin, que levou a Copel Telecom a ampliar sua rede de fibra óptica. Segundo o Banco Mundial, cada 10% de rede de banda larga construída promove um crescimento de 1,2% do PIB.

“Trata-se de um investimento que poderá possibilitar um salto de desenvolvimento em médio e longo prazo para estes municípios”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. O plano de expansão da Copel Telecom foi direcionado para as localidades próximo à empresa Klabin, que nesta quarta-feira (19) lança a pedra fundamental de sua nova fábrica de celulose.

Com investimento de mais R$ 6 bilhões, a nova planta permitirá dobrar a capacidade de fabricação do produto a partir de 2016, quando for inaugurada. “O gradual desenvolvimento econômico da região, resultado do forte crescimento da indústria local, está criando condições para a implantação dos meios de conectividade mais avançados hoje existentes no mundo”, afirma o diretor da Copel Telecomunicações, Adir Hannouche.

O investimento da Copel Telecom na região alcança R$ 3,4 milhões, destinados à implantação da rede de fibra óptica nas áreas de maior adensamento urbano. Em Ortigueira, Telêmaco Borba, Curiúva, Sapopema, Congonhinhas, Reserva, Cândido de Abreu e Rio Branco do Ivaí, a instalação já foi concluída. Em São Jerônimo da Serra, Imbaú, Tibagi, a rede estará disponível no início de abril.

Telêmaco Borba conta com o serviço desde o final de 2013. A instalação da rede de acesso digital no município permitiu a oferta de pacotes de acesso à internet com velocidades de até 100 Mbps. Do mesmo modo, outras sete cidades paranaenses já contam com internet residencial e empresarial por meio de fibra óptica. Prefeituras e outros órgãos públicos municipais também podem explorar a disponibilidade da rede para desenvolver programas de cidades digitais, onde os serviços públicos são levados aos cidadãos por meios virtuais.