Ponta Grossa - A Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil do Paraná prenderam 30 pessoas em flagrante por tráfico de drogas, sendo 23 adultos e 9 adolescentes durante a “Operação Tolerância Zero”, em Ponta Grossa. Seis mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos na manhã desta terça-feira (1).

De acordo com a PCPR, foram apreendidos 84,3 kg de maconha, 1,279 kg de crack, 214 gramas de cocaína e R$ 5,2 mil em dinheiro.
A operação teve como foco os locais de maior movimentação no centro da cidade, como a Rua Fernandes Pinheiro, o Parque Ambiental, Rua Tenente Hinon Silva, Rua do Rosário, Avenida Balduíno Taques, Praça Barão do Rio Branco e o Calçadão, onde foi verificado a atuação sistemática dos traficantes, que também utilizavam adolescentes como “aviõezinhos”.
Durante a investigação foi constatado que alguns jovens chegavama engolir pedras de crack quando percebiam a presença da polícia e induziam o vômito quando as autoridades dispersavam. Já o chefe da rede criminosa foi identificado por câmeras e teve a prisão preventiva decretada.
“Nosso foco foi romper com a cultura da impunidade e mostrar que adolescentes envolvidos com o tráfico serão responsabilizados, assim como os adultos que se utilizam desses jovens para a traficância” afirmou o delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, titular da Delegacia do Adolescente.
De acordo com o delegado José Guilherme Fontana Capraro, do Setor Operacional da Polícia Civil, a operação foi fundamental para reduzir 70% nos índices de furtos e roubos em Ponta Grossa. “Ao atacar diretamente o tráfico, conseguimos desestruturar a base de sustentação de diversos outros crimes conexos, como os patrimoniais”.
* Com informações de Cíntia Capri
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui