Operação Verão do Governo do Estado será lançada nesta sexta-feira (20), em Pontal do Paraná, realizando limpezas e recolhimento de lixo no Litoral, até o dia 6 de março de 2014. O serviço vai beneficiar mais de 10 milhões de veranistas que devem passar a temporada nas praias e cidades litorâneas. Todo o lixo coletado será direcionado para os aterros sanitários da região.
O volume de lixo é triplicado no verão e atinge picos superiores a 200 toneladas nos períodos de Ano-Novo e Carnaval. Na temporada do ano passado foram retiradas 6 mil toneladas de lixo de Guaratuba e 14 mil toneladas de Pontal do Paraná e Matinhos. Também foram varridos cerca de 60 quilômetros de praia por dia. Em 90 dias foram retirados da Ilha do Mel, cerca de 500 toneladas de lixo.
Atendimento
As ações serão desenvolvidos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá e Ilha do Mel. Irão trabalhar 550 pessoas, com 31 caminhões compactadores para a coleta convencional, seis caminhões-baú para coleta do material reciclável e 14 caminhões-caçambas.
Ao longo da orla marítima serão instaladas 1.200 lixeiras com dois sacos plásticos, um preto para lixo orgânico e outro azul, para o reciclável. “Os veranistas não devem depositar o lixo em pacotes de papel, que podem se desmanchar e espalhar os resíduos. O lixo não pode ficar no chão, pois em caso de chuvas fortes, o material orgânico é carregado para os canais de drenagem pluvial e parar no mar e nas praia”, orienta Márcio Nunes.
Atenção especial será dada à Ilha do Mel (Paranaguá) e às ilhas Rasa, das Peças e Superagui (Guaraqueçaba), com ações de limpeza de praias e varrição de trilhas e a retirada de resíduos do mar.
Apenas em Guaratuba, para atender a gestão de resíduos na Operação Verão, serão empregados nove caminhões compactadores, dois caminhões-baú e cerca de 150 pessoas.
Emprego
O trabalho exigirá a contratação de 160 pessoas no Litoral. As atividades garantirão também cerca de 300 contratações indiretas. Haverá bases de apoio ao trabalho em tendas localizadas em Caiobá e Flamingo (Matinhos), Guaratuba, Ipanema e Shangri-lá (Pontal do Paraná).
Prancha Pet
Durante quatro fins de semana os surfistas recordistas Serginho Laus, maior especialista em surf em pororocas, e Jairo Lumertz, criador do projeto Prancha Ecológica, ensinam crianças, jovens e adultos a confeccionar as próprias pranchas com garrafas pets. As oficinas acontecem em janeiro e fevereiro.
As oficinas começam com palestras socioambientais e orientações da confecção das pranchas. Na terceira fase, os participantes colocam entram na água. O projeto Prancha Ecológica estará, de 10 a 12 de janeiro, em Guaratuba, na Praia do Morro do Cristo; e entre 17 e 19, em Caiobá, na Praia Mansa. Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, Laus e Lumertz ensinam em Pontal do Sul, na Praia da Galheta e, em 30 e 31, na Praia de Encantadas, Ilha do Mel. Nos dias 1 e 2 de fevereiro, a dupla vai colocar o projeto em Brasília, na Ilha do Mel.