Curitiba completa 325 anos como exemplo a ser seguido. (Foto: Reprodução/RICTV)

O Grupo RIC preparou uma homenagem para esta data especial; confira alguns dos principais pontos turísticos da cidade

Fundada em 1693, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba completa 325 anos nesta quinta-feira (29) e tem muito o que comemorar. A capital, que só ganhou o nome atual em 1721, nunca é esquecida quando se trata das cidades mais desenvolvidas e com alto grau de qualidade vida do país.

É com carinho que o Grupo RIC preparou uma homenagem para esta data especial. Confira alguns dos principais pontos turísticos dessa cidade linda que é um exemplo de desenvolvimento e natureza convivendo em harmonia.  

Passeio Público

O Passeio Público é o parque mais antigo da cidade e foi o primeiro zoológico da capital. Foi nele, em 1887, onde brilhou pela primeira vez uma lâmpada de luz elétrica na cidade. O passeio tem diversas atrações como o terrário, um aquário, um recanto de aves e no lago, o visitante também pode se divertir nos pedalinhos.

Parque Barigui

Criado para conter a enchentes e preservar a mata nativa o Parque Barigui é um dos preferidos dos curitibanos para a prática de exercícios físicos. A grande área verde que envolve o lado de 400 mil metros quadrados permite o desenvolvimento de uma fauna rica. Entre as atrações do local estão quiosques, restaurante e quadras esportivas.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame é um espaço de eventos e um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Em meio a uma vegetação típica a vegetação chama atenção pela estrutura tubular, tetos e paredes transparentes. Do lado de fora, o visitante pode apreciar um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.

Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão é uma homenagem à cultura germânica, na entrada do local está o Oratório de Bach uma réplica de uma igreja presbiteriana. Ao seguir pela trilha João e Maria encontra-se a biblioteca, conhecida como a ‘Casa da Bruxa’. O passeio encerra no Portal da Casa Mila, construído em 1970 por imigrantes alemães.

Jardim Zoológico

Instalado em uma área de mata nativa de 530 mil metros quadrados, o Jardim Zoológico da capital possui mais de mil animais de diversos locais do mundo. Além da variedade da fauna, também é possível desfrutar da vegetação exuberante na trilhas locais e ver a paisagem de um mirante de 40 metros.

O zoológico está localizado dentro do Parque Iguaçu que é considerado o maior parque urbano do Brasil.

Linha Turismo-Curitiba em um passeio

No passeio de três horas com a linha turismo é possível conhecer os 24 principais atrativos turísticos de Curitiba. Em cada ponto há um parada para embarque e desembarque de passageiros. O passeio, que percorre cerca 45 quilômetros, começa na Praça Tiradentes, mas o passageiro pode embarcar em qualquer ponto linha e tem direito há um embarque e quatro reembarques.

Unilivre

Em meia a um bosque da mata nativa, além de um ponto turístico as pessoas podem aprender mais sobre o meio ambiente. Ao atravessar uma passarela do túnel vegetal, o visitante se depara com o grande paredão de pedra e ao subir no mirante é possível apreciar a paisagem a 25 metros de altura.

Jardim Botânico

Considerado um dos principais cartões postais de Curitiba, o Jardim Botânico estende seu tapete de flores logo na entrada. Na estufa os visitantes encontram espécies da Floresta Atlântica. Outra atração, é o ‘Jardim das Sensações’, com os olhos vendados é possível estimular os sentidos com a plantas. O local abriga ainda o Museu Botânico Municipal e um velódromo.

Parque Tingui

O parque alterna em sua pista de caminhada paisagem de lagos, pontes e mata nativa percorridos ao lado do Rio Barigui. O local também abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja e um mirante, ambos baseados nos estilos das construções da Ucrânia.

Parque Tanguá

O Parque Tanguá surpreende pela sua beleza e área verde, quem visita o local pode apreciar a paisagem no mirante de 65 metros de altura. Além de uma cascata artificial, o parque tem também dois lagos e um túnel. O local inclui ainda um grande jardim em estilo francês.

Leia também: