O domingo de Dia dos Pais (10) começou no Paraná com geada e temperaturas negativas em algumas regiões. Mas mesmo nas localidades mais ‘quentes’, os termômetros não passaram dos 11º C, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Geada no Paraná; temperatura negativa em General Carneiro provocou o fenômeno.
Massa de ar polar provocou a queda nas temperaturas no estado. (Foto: Ana Maria Mello Jekel)

Imagens (veja galeria abaixo) em alguns municípios da região Sul e Sudoeste do Paraná mostram como o Dia dos Pais começou com geada nessas localidades. Até a capital paranaense registrou pontos com orvalho congelado.

Dados do Simepar apontam que as menores temperaturas registradas neste domingo no Paraná foram em General Carneiro, no extremo sul do estado, e em São Mateus do Sul, no Centro-Sul paranaense, com – 1,4 º C.

O Simepar ainda apontou que Guarapuava, também no Centro-Sul do Paraná, registrou temperatura negativa neste domingo com – 1,1 º C.

O meteorologista do Simepar Fernando Mendes explicou que a geada e as temperaturas negativas no Paraná são consequência de uma massa de ar frio de origem polar.

“Os menores valores concentraram-se no setor sul, especialmente nas áreas mais elevadas, onde os termômetros marcaram valores negativos, chegando a -1,1 °C. Em grande parte do centro-sul/sudeste e sudoeste, as mínimas ficaram entre 0 °C e 3 °C, enquanto no norte e noroeste os registros variaram entre 4 °C e 6 °C. Próximo ao litoral, as temperaturas foram mais elevadas, acima de 8 °C”, explicou.

Já as maiores temperaturas registradas neste início de domingo foram em cidades do Litoral do Paraná: Paranaguá (11,7 º C), Guaratuba (10º C) e Antonina (8,9º C).

Veja imagens da geada e temperaturas negativas no Dia dos Pais no Paraná

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.