
Instabilidade marca a semana que pode chegar ao fim com temperaturas negativas no Paraná
A semana que começou com chuva e baixas temperaturas na maioria das regiões paranaenses pode terminar com novos recordes de frio em muitas cidades, inclusive em Curitiba.
De acordo com o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Samuel Braun, a frente fria que passou pelo Paraná no fim de semana já está localizada no sudeste do país, mas deixou sobre o Paraná um vento que sopra do sul, com característica mais gelada.
Leia também: Tubarão surpreende banhistas em praia do Rio de Janeiro
Contribui para esta segunda-feira (4) fria, a entrada de umidade de origem amazônica nos níveis mais altos da atmosfera. Esta umidade forma muitas nuvens que impedem o aquecimento da temperatura.
Veja as temperaturas mínimas registradas no Paraná, nesta segunda-feira (6), pelo Instituto Nacional de Meteorologia:
Na quarta-feira (6), o ingresso de um ar mais seco no Paraná faz com que a chuva dê uma trégua. Mas as temperaturas devem cair um pouco mais, e não está descartada a possibilidade de geada fraca na região sudoeste do Estado.
Já na quinta-feira (7), áreas de instabilidade que devem se formar na região de fronteira com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul podem, novamente, provocar chuva em diferentes regiões do Paraná.
Recordes de frio
Apesar da sensação de frio ao longo dos próximos dias, é no fim de semana que as temperaturas despencam e novos recordes podem ser registrados. Na sexta-feira (8), o avanço de uma nova fria deve fazer com que o dia termine com os termômetros na casa de 0 ºC.
No sábado, a previsão é de temperaturas negativas em muitas cidades e é grande a possibilidade de geada em diferentes regiões do Paraná.
Leia também: Minuto do Riva: Combustível baixou?
