Nesta segunda-feira (28), 1 milhão de estudantes da rede estadual de ensino retornaram às salas de aula no Paraná. Os alunos do modelo integral receberam um kit com dez peças de uniforme, composto por camisetas, calças, bermuda, moletom e jaqueta.

“Estamos garantindo igualdade, pertencimento e segurança para todos os estudantes, além de aliviar o orçamento das famílias. O uniforme também fortalece o vínculo com a escola e com o modelo pedagógico do ensino integral”, explica o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
O segundo semestre de 2025 ainda reserva as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. Essa prova dá os resultados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador educacional do Brasil.
“O Paraná é a melhor educação do Brasil segundo esse indicador, e estamos trabalhando para nos manter no topo. São duas aulas de matemática e duas aulas de língua portuguesa na semana para recompor a defasagem dos estudantes em anos anteriores”, complementa o secretário.
Na última edição do Ideb, realizada em 2023, o Paraná registrou as melhores notas de língua portuguesa do Saeb em todo Brasil. Já na avaliação de matemática, as escolas paranaenses ficaram na terceira posição, atrás apenas do Espírito Santo e de Goiás.
Rede estadual de ensino do Paraná terá quase novos 1 mil professores neste semestre
A rede estadual de ensino ainda contará com mais 988 professores para o corpo letivo neste segundo semestre.
Segundo dados do Governo do Paraná, nos últimos quatro anos, mais de 4,5 mil professores foram contratados no estado.
Outro avanço foi a criação de programas de formação continuada e intercâmbio aos docentes do Paraná.
No programa Ganhando o Mundo Professor, por exemplo, 250 docentes farão intercâmbio no Canadá. Já o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em parceria com universidades estaduais, contará com a participação de dois mil profissionais.
“O objetivo é assegurar um ambiente cada vez mais preparado para o aprendizado, com mais professores, mais estrutura e mais oportunidades para todos os estudantes”, finaliza o secretário.
Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui