O último boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 18h desta terça-feira (10), informa que o número de cidades em situação de emergência no estado aumentou para 130. Jã são 438.880 pessoas afetadas pelas chuvas, 10 mortas, 5 desaparecidas e 30.
De acordo com planilha de ocorrência, o município com o maior número de afetados é Cascavel, com 150.050 atingidos. Em São Mateus do Sul, que tem o maior número de desabrigados no Paraná, 800 pessoas estão em abrigos porque tiveram suas casas alagadas.
A capital, Curitiba, tem 16.804 afetados pelas chuvas intensas e 480 desalojados. No total, foram 3.509 residências danificadas.
A Defesa Civil, que nesta tarde fez a entrega de donativos, informou que o município de União da Vitória, no extremo sul do estado, corre o risco de ser enquadrado como calamidade pública. São 8 mil pessoas afetadas. A cidade fica à beira do Rio Iguaçu. A prefeitura pediu uma análise do comprometimento do município, para saber o que foi afetado em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Hoje (10), o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 140 mil para o estado. Segundo a assessoria da pasta, os recursos serão destinados à compra de cestas de alimentos. Novas solicitações devem ser feitas, serão avaliadas e liberadas posteriormente.