Em todo o estado já são mais de 210 mil pessoas afetadas

Trinta cidades do Paraná já decretaram estado de emergência por causa dos estragos causados pelas chuvas que atingiram 64 municípios do estado entre os dias 08 e 13 de janeiro. O Governo do Paraná homologou o estado de emergência em 25 das 30 cidades nesta segunda-feira (25).

Leia mais:

Ano letivo será adiado em Londrina por causa das chuvas

El Niño trará mais chuvas ao Paraná nos próximos meses; confira a previsão

Famílias afetadas pelas chuvas poderão sacar o bolsa família antecipadamente

População de Maringá terá desconto de 20% na conta de água e esgoto

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 18 horas desta segunda, o número de pessoas afetadas pelas chuvas em todo o Estado já chega a 210 mil. São 1.717 pessoas desalojadas, 63 desabrigadas, 11.282 casas danificadas e 112 destruídas.

As cidades de Tamaranã e Rolândia decretaram estado de calamidade pública. Pouco mais de 36 mil pessoas foram prejudicadas pelas enxurradas e alagamentos em Rolândia e mais de 11 foram afetadas em Tamaranã. Os dois municípios ficam na região Norte do Paraná, onde estão concentrados os maiores prejuízos.

As cidades que tiveram o estado de emergência homologado no Diário Oficial são: Reserva, Sabáudia, Jataizinho, Rio Bom, Siqueira Campos, São José da Boa Vista, Presidente Castelo Branco, Wenceslau Brás, Califórnia, Santana do Itararé, Arapongas, Nova Esperança, Pinhalão, Londrina, Ibaiti, Apucarana, Mandaguaçu, Jaguariaiva, Caloré, Cambé, Figueira, Ibiporã e Salto do Itararé, além de Rolândia e Tamarana.

Com a homologação, esses municípios podem acessar recursos do governo estadual para reparar os danos causados pelas chuvas. Em estado de emergência, as cidades também podem contratar, em alguns casos, serviços de emergência sem licitação e trabalhadores por tempo determinado.