Nos três estados do Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as chuvas já prejudicaram mais de 60 mil
A cidade paranaense com o maior número de pessoas afetadas é Curitiba, com 4 mil afetados pelos alagamentos dos últimos dois dias. Na capital, mil casas foram danificadas. Na Região Metropolitana, Pinhais também registrou alagamentos e tem 1.530 pessoas atingidas.
Em Jaguariaíva, no nordeste do Paraná, as enxurradas da última segunda-feira (5) deixaram 3.280 moradores prejudicados. Outras 3.150 pessoas também sofrem em decorrência de enxurradas em Prudentópolis, na região central. Em Marquinho, na mesma região, 2.100 pessoas foram afetadas pelas últimas chuvas.
Em todo o Paraná, quase 2 mil casas foram danificadas por vendavais, enxurradas ou alagamentos. 87 pessoas estão desabrigadas e outras 162 estão desalojadas no Estado.
Santa Catarina
Imagem aérea das ruas alagadas de Rio do Sul (SC) esta semana (Foto: Arcanjo 01, CB SC)
A situação em Santa Catarina é ainda pior. Os temporais que atingem o estado vizinho há duas semanas já deixaram 29,3 mil pessoas prejudicadas em 93 cidades. Segundo dados da Defesa Civil Estadual, 21.631 estão desalojados e 2.667 foram abrigados em alojamentos improvisados pelo setor público.
Rio Grande do Sul
De ontem para hoje, o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul aumentou de 56 para 68. Segundo boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (8) pela Defesa Civil, 136 municípios foram afetados pelas chuvas das últimas semanas em todo o estado. O número de desabrigados e desalojados subiu de 5,7 mil para 9,8 mil pessoas entre a tarde de ontem e a manhã de hoje.
A Defesa Civil do Estado investiga três mortes possívelmente causadas pelas chuvas. Um jovem de 17 anos morreu após ter sido atingido por um raio no município de Liberato Salzano, no noroeste do Rio Grande do Sul. Em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, uma mulher de 79 anos morreu na localidade de Vila Oliva, onde cerca de 100 casas foram afetadas pelas chuvas. Já em Porto Alegre, uma residência foi atingida por um deslizamento e o Corpo de Bombeiros trabalhava para retirar uma possível vítima dos escombros na manhã desta quarta.
Previsão de neve e geadas
Além das chuvas intensas que assolam a região Sul do País, os meteorologistas alertam para a previsão de neve na madrugada desta sexta-feira (9) na serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Paraná, o Instituto Simepar emitiu alerta de geadas para o próximo sábado (10). Segundo o órgão “há previsão de geadas amplas sobre as regiões Sudoeste, Sul, Central, Campos Gerais e sul da Metropilitana de Curitiba”. Nas demais regiões, as geadas também devem ocorrer, mas com intensidade mais fraca. Apenas no Litoral não há previsão para ocorrência de geadas, mas o frio também será expressivo. Em Paranaguá a temperatura mínima prevista para o fim de semana é de 8°C no sábado. Confira previsão do tempo para a sua cidade.
