Paranaense recebe carta da rainha Elizabeth; relembre a história
A rainha Elizabeth II morreu na tarde desta quinta-feira (8), logo pela manhã a família recebeu um aviso sobre a saúde delicada da rainha, ela ficou sob supervisão médica e faleceu aos 96 anos, em sua residência em Balmoral, na Escócia.
Relembre a história da servidora pública que recebeu uma carta da rainha Elizabeth II.
Jacelyne Wulczak, artista plástica e servidora pública, moradora de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu uma carta de Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido, no mês de agosto. A correspondência, em forma de agradecimento, foi encaminhada do Palácio de Buckingham, a residência oficial da rainha Elizabeth 2ª. A artista conversou com a equipe do RIC Mais, comentou sobre o retorno que recebeu da rainha, os detalhes das pinturas em aquarela e muito mais, confira também uma galeria de obras da artista.
1 – Conte sobre o seu início na pintura e como surgiu a ideia de mandar a pintura para a rainha?
Iniciei no mundo das artes, com 10 anos, por incentivo da minha mãe, comecei a fazer curso de pintura em tecido, desenho e depois na adolescência passei a fazer curso com outras técnicas, a óleo, acrílico e assim fui desenvolvendo minha arte.
Faz uns 4 anos que conheci a aquarela, através de umas amigas aqui de Foz do Iguaçu, a gente tem um grupo de aquarelistas e eu venho me aperfeiçoando, fazendo cursos de aquarela online, cursos internacionais, eu sempre gostei da arte realista de retratos.
Olhei uma imagem bonita da rainha, colorida, achei desafiadora e resolvi pintar essa aquarela e isso coincidiu na época do aniversário de 70 anos de reinado dela, eu resolvi enviar para ela em homenagem, pesquisei o endereço do Palácio de Buckingham e mandei pelo correio pra lá no final de abril.
Fui surpreendida segunda-feira(15), com o retorno de lá agradecendo a mensagem pelo aniversário, com essa correspondência vindo do Palácio de Buckingham, nossa eu fiquei muito feliz, isso repercutiu tanto que nem eu esperava esse retorno deles, imagina quantos milhões de correspondências que ela deve ter recebido, achei muito respeitoso o carinho de responder.
2 – Você esperava um retorno? Pelo menos saber que a pintura foi entregue?
Não, eu não esperava, tanto que foi o meu marido que postou no correio, ele perdeu AR (aviso de recebimento), então até desconfiava que tinha extraviado, não tinha como conferir se foi ou não daqui até lá, nem esperava, muito menos deles terem me respondido, esse retorno para mim foi uma surpresa imensa, até agora eu nem estou acreditando, pela repercussão, ter atenção deles, pra mim que mora aqui no cantinho do Brasil, no sul, eles terem enviado com todo carinho a correspondência, foi algo assim de muito carinho e muito gratificante.
3 – O que representa essa carta para você e também para os artistas brasileiros?
Essa carta representa muita alegria, uma motivação a mais, nós que praticamos arte, a gente tem muita dificuldade, porque os materiais são caros, não há incentivo no Brasil, a região que eu vivo é muito pobre culturalmente, nós não temos espaços para exposições, o reconhecimento é muito pouco.
O que temos que fazer é tentar expandir, desenvolver mais a arte e a cultura, principalmente para as crianças. A arte e a cultura desperta criatividade, faz muito bem para o ser humano e isso reflete na sociedade, no próprio convívio social, então eu vejo como um gás a mais para não desistir, continuar a espalhar a minha arte pelo mundo, eu recebi com muita alegria e muita felicidade, ter esse reconhecimento de um lugar tão especial que valoriza a arte e a cultura.
4 – Com esse reconhecimento do exterior, você acredita que oportunidades surgirão aqui? Parceria com o governo para projetos sociais por exemplo?
Olha eu não tenho esperança nesse sentido, mas caso ocorra e se for pra divulgar a arte e principalmente a arte da aquarela, que é uma arte que vem se expandindo no mundo e no Brasil vem engatinhando, com certeza eu vou colaborar sim.
5 – Notei no seu perfil do Instagram, muita arte de retrato de famosos, você tem a intenção de mandar um presente para eles também? E qual a arte que está pretendendo fazer nos próximos meses?
Então eu já fiz sim de algumas celebridades, busquei o e-mail, mandei mensagem pedindo o endereço e não tive retorno, então não tenho a pretensão de enviar de momento para ninguém, busco fazer celebridades e artistas, pessoas conhecidas, porque existe uma comparação maior do realismo que eu pratico, pra ver se realmente ficou parecido, então nesse sentido que eu tenho buscado pintar pessoas famosas.
Eu tenho um projeto, já tinha iniciado antes, um jogador de futebol que estou pintando é o Cristiano Ronaldo, estou na fase inicial ainda e eu vou postar no Instagram o andamento da arte.
Estou com outro projeto de pintar retratos e olhares, imagens da pessoa olhando diretamente, é uma mescla de celebridades, imagens de índios, de pessoas idosas, criança, eu gosto e busco imagens que são coloridas, que tem um detalhe e que são desafiadoras para você fazer na aquarela, porque é uma arte mais requintada, mais difícil você pintar com água, envolve um domínio maior, então eu gosto, curto quando eu consigo os efeitos, fico feliz e muito satisfeita e é por isso que eu busco esse estilo, essa forma de pintar.
Pintura em aquarela Cristiano Ronaldo – Jacelyne Wulczak (Foto: arquivo pessoal)
6 – Achei bacana quando falou da aquarela ser mais difícil, comenta um pouco como é feita essa pintura e para quem queira começar com esse estilo, o que fazer?
Deixe um recadinho para o pessoal.
A aquarela é uma arte que já existe há mais de dois mil anos, ela vem ganhando bastante destaque mundialmente, pela facilidade, por não envolver produtos tóxicos. Você pinta com a água, o pigmento e papel, existem mini kits que você pode levar em viagens, sentado na sombra vendo uma paisagem, no aeroporto e qualquer pessoa pode pintar.
Hoje no mercado tem material mais em conta, nível estudantil e também o material profissional, que são mais resistentes ao tempo. Tem vídeo no Youtube ensinando, é uma arte muito bonita, ela é mais difícil porque você não tem muito domínio, é a água trabalhando com a cor, não tem como ficar corrigindo, os efeitos surpreendem, isso é cativante na aquarela.
No Brasil tem muitos aquarelistas a nível nacional e internacional, que ganham destaque mundialmente, há eventos internacionais que reúnem aquarelistas para pintar, isso une as pessoas pela arte e isso que eu acho muito legal, no Brasil as pessoas se reúnem para pintar paisagens, eu tenho um sonho de um dia criar o evento aqui em Foz, reunir aquarelistas do Brasil e quem sabe do mundo para pintar minha cidade.
O recado que eu deixo é: A vida tem a cor que você pinta.