Vanderlei de Lima nasceu em Cruzeiro do Oeste, na região noroeste do Paraná (Foto: Divulgação)

Escolha aconteceu após a desistência de Pelé, que alegou não ter condições de estar presente no evento por motivos de saúde

O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima foi escolhido nesta sexta-feira (5) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para acender a pira olímpica na abertura oficial dos jogos no Rio de Janeiro.

A escolha aconteceu após a desistência de Pelé, que alegou não ter condições de estar presente no evento por motivos de saúde. Horas antes da abertura dos jogos, Pelé informou, por meio de nota, que não estaria em condições físicas de participar do evento. O rei do futebol atualmente se locomove com o auxílio de uma bengala.

Vanderlei de Lima nasceu em Cruzeiro do Oeste, na região noroeste do Paraná. Quando pequeno, ele trabalhava na roça, em Tapira, e corria dos plantios e colheitas de café e cana-de-açúcar até a escola. A diversão se tornou profissão e consagrou um dos principais maratonistas do mundo.

O paranaense se consagrou nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Vanderlei liderava isolado a prova, mas um manifestante irlandês o agarrou quando restavam apenas sete quilômetros para a linha de chegada. 

O empurrão o desestabilizou, porém o paranaense não se entregou e voltou a correr depois de ser ajudado por alguns populares. Vanderlei de Lima conquistou a medalha de bronze e passou a ser considerado um verdadeiro herói olímpico.