
No Brasil, o fenômeno será visto parcialmente e apenas em algumas regiões.
O primeiro eclipse solar de 2017 acontecerá durante o feriadão de Carnaval, no domingo (26). No Brasil, ele será visto parcialmente e apenas em algumas regiões.
Nesse tipo evento atronômico, a lua se coloca entre a Terra e o Sol cobrindo parcialmente o astro, criando um efeito diferente: o escurecimento temporário do dia.
No Paraná, o eclipse poderá ser visto a partir das 11h30. Quanto mais ao sul do Estado, maior será a cobertura. Em Curitiba a ocultação chegará a 43%, mas a visibilidade na capital paranaense pode ser comprometida devido ao mau tempo, como nos anos anteriores.
Visibilidade e cuidados
Segundo o Simepar, a visibilidade será reduzida pela manhã devido a grande quantidade de nuvens, mas o céu não chegará a estar completamente fechado. A nebulosidade é variável, podendo ser mais intensa em uma região do que em outra.
Os astrônomos lembram que não é seguro olhar diretamente para o Sol, já que existe um grande risco de comprometimento da visão. O ideal é buscar por eventos organizados especialmente para este fenômeno.
O próximo eclipse solar deste ano será no dia 21 de agosto, com duração de aproximadamente 2 minutos e 40 segundos, ainda de acordo com a Nasa ele deverá ser visto parcialmente na América do Sul. A Super Lua acontecerá em dezembro.
Veja
Moradores de Londrina se reúnem para admirar a superlua
Cientistas descobrem sistema com sete planetas comparáveis à Terra