
A estimativa é de que sejam recolhidos 40 mil litros de óleo de fritura por mês
Em breve, Curitiba terá uma rede de 139 pontos de coleta de óleo de fritura usado em várias paróquias da capital. O projeto EcoSolidariedade foi desenvolvido pela Paróquia São José Trabalhador com apoio da Arquidiocese de Curitiba.
Além de parcerias dentro do projeto de recolhimento de óleo de cozinha, outras iniciativas serão definidas entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e representantes indicados pela arquidiocese.
Com os novos pontos, a estimativa é de que sejam recolhidos 40 mil litros de óleo de fritura por mês. “Essa é a meta que temos com a ampliação do projeto e o óleo”, disse Rubens Corrêa Secco, engenheiro da Eccoambiental, empresa que dá apoio técnico ao projeto.
O EcoSolidariedade começou a ser desenvolvido em 2011 como iniciativa da Associação Missionários Servos dos Pobres, para aplicar ações sociais e gestão ambiental. Hoje são 95 empresas e institutos parceiros com instalação de postos de coleta e outros trabalhos. O material recolhido é encaminhado para ser transformado em biocombustível e o recuso usado em obras assistenciais da paróquia.
Quando descartado no ambiente, o óleo de fritura provoca danos ambientais, como contaminação de solo e de rios. Para colaborar, armazeno o óleo de fritura usado em garrafas pet e entregue nos postos de coleta. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3095-9553 ou 3336-9550). Confira outros prontos de coleta clicando aqui.