A pequena cidade de Legrad, no norte da Croácia, decidiu vender casas abandonadas pelo valor de uma kuna croata, o equivalente a R$ 0,80, ou seja, menos de um real. A oferta é uma tentativa de atrair novos residentes para o local, atingido pelo despovoamento rural.

Segundo as regras do programa, para se candidatar ao programa, é necessário comprovar ter um trabalho, menos de 40 anos, e se comprometer a ficar ao menos 15 anos na cidade. O município diz que vai pagar 25 mil kunas para qualquer reforma necessária.

A cidade de Legrad tem sofrido um declínio constante desde a desintegração do império austro-húngaro há um século, quando novas fronteiras o excluíram. O local já foi o segundo maior centro populacional em território da Croácia.

Vista geral da parte externa de uma casa à venda na Croácia (Foto: Antonio Bronic/Reuters)

“Viramos uma cidade de fronteira com poucas ligações de transporte para outros lugares. Desde então, a população vem diminuindo gradativamente”, afirma Ivan Sabolic, prefeito da cidade.

A cidade de Legrad é cercada por muita natureza e área verde, com campos e florestas, e fica perto da fronteira com a Hungria. Hoje são cerca de 2.250 habitantes, metade do que tinha há 70 anos. As informações são do site oficial da cidade.