A praça de pedágio em Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná, voltará a funcionar neste neste domingo (11), à zero hora, após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a liminar que impedia seu funcionamento. A informação foi publicada pela concessionária Triunfo Econorte que administra o trecho.
Ainda conforme a Econorte, com a reabertura da praça de pedágio em Jacarezinho, consequentemente, fica suspensa a cobrança na praça de pedágio de Cambará/Andirá.
Praça de pedágio em Jacarezinho foi fechada por suspeita de corrupção
A praça de pedágio em Jacarezinho foi fechada, em novembro de 2018, por determinação de um juiz da 1ª Vara Federal de Jacarezinho. Na ocasião, a autoridade atendeu a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) depois que a Operação Integração, da Polícia Federal, apontou possíveis irregularidades na manutenção dos contratos entre o estado do Paraná e as concessionárias.
Segundo as investigações, as concessionárias de pedágio no Paraná pagavam propina para que o contrato de concessão fosse mantido.
Operação Integração
Na primeira fase da Operação Integração, que teve foco nas irregularidades da Econorte, foram presos Nelson Leal Jr., ex-diretor do Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), e Hélio Ogama, ex-diretor da Econorte. Ambos, concordaram em colaborar com as investigações e confessaram que a elaboração dos aditivos ocorria em um contexto de pagamento de propinas.
Na segunda fase, outras concessionárias que também administram o Anel de Integração do Paraná, intermediários e agentes públicos beneficiários de propina foram alvos de buscas e mandados de prisão. De acordo com a investigação, foram identificados dois esquemas paralelos de pagamentos de pagamentos indevidos relatados por réus colaboradores.
