Pedágio no PR: tarifas do lote 2 podem subir 23% antes do leilão

por Redação RIC.com.br
com informações da Jovem Pan News
Publicado em 9 jun 2022, às 17h53. Atualizado às 17h54.

As tarifas do lote 2 do novo pacote de concessão de rodovias no Paraná para a reimplantação do pedágio podem ficar 23,3% mais caras antes mesmo do leilão – que ainda não tem data definida. As cancelas das praças foram abertas em novembro do ano passado e, desde então, não há cobrança de tarifas.

O lote em questão contempla sete praças de pedágio, sendo que duas não existiam no antigo Anel de Integração e será construída. Em novembro de 2021, o governo estadual divulgou os preços das tarifas que irão a leilão. Vai ganhar o leilão quem oferecer o maior desconto nessa tarifa. Veja mais abaixo os valores.

A informação sobre o aumento de 23% consta em uma nota técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que foi encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU), responsável por analisar o plano de outorga das rodovias paranaenses.

O levantamento realizado indica que o custo com obras e manutenção das rodovias cresceu desde o ano passado, quando o novo modelo de concessões foi anunciado. No mês passado, a ANTT já havia informado ao tribunal que a tarifa base prevista para o lote 1 poderia sofrer aumento de quase 30%,

Para justificar a alteração de valores, a ANTT aponta uma versão atualizada do modelo econômico-financeiro, que é uma espécie de planilha básica de análises. Outro ponto indicado é que a inflação e a crise econômica têm provocado aumento de preços generalizado nos últimos anos – o que impacta nas novas tarifas.

“De fato, existe aumento inflacionário no país. Infelizmente, a pandemia colaborou muito com isso. Nós possivelmente vamos pagar um preço mais alto que pagaríamos se não tivesse em situação de pandemia. Está a cargo do TCU, a gente espera que os servidores sejam patriotas o suficiente para fazer um bom trabalho”,

afirma o deputado estadual Homero Marchese (Republicanos), membro da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

Ele também critica o governo estadual por não acompanhar a situação e diz que houve atraso por parte do governo federal na realização da licitação, visto que em novembro do ano passado o momento da economia era melhor que o atual.

Leilões

A realização dos leilões dos seis lotes de rodovias para implantação do pedágio estava previsto para o terceiro trimestre deste ano. Depois, passou para o quarto trimestre. Atualmente, a expectativa do governo federal é promover apenas o leilão dos lotes 1 e 2 da nova concessão ainda neste ano.

Entretanto, até mesmo os dois primeiros lotes podem ficar para serem leiloados em 2023. Um indício desse possível atraso é que o TCU encaminhou na semana passada novos questionamentos à ANTT sobre o lote 1. Somente após isso, os técnicos vão prosseguir com a análise para liberar o edital.

Marchese ressalta que, mesmo que os leilões dos dois primeiros lotes ocorram em 2022, as assinaturas dos contratos devem ficar para 2023. “Podemos ter um novo governo federal que pode mudar o entendimento”, avalia o deputado.

Lote 2

(valores apresentados em novembro de 2021, ainda sem a atualização proposta)

Jacarezinho

  • Veículos de passeio: R$ 8,37

Jacarezinho II (será criada):

  • Veículos de passeio: R$ 7,83

Quatiguá (será criada)

  • Veículos de passeio: R$ 7,74

Sengés

  • Veículos de passeio: R$ 4,99

Jaguariaíva

  • Veículos de passeio: R$ 6,64

Carambeí

  • Veículos de passeio: R$ 8,31

São José dos Pinhais (entre Curitiba e o litoral)

  • Veículos de passeio: R$ 14,33

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