Pedágios no Paraná sofreram aumento. (Foto: Gelson Bampi/Fiep)

O reajuste é uma resposta ao pedido feito pelas concessionárias que administram as praças de pedágios no Paraná; os valores variam de 6,66 a 17,6%

O aumento das tarifas de pedágios no Paraná foi autorizado, após discussão e votação, durante uma reunião extraordinária da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar) nesta segunda-feira (10) a tarde. Os valores vão até 17,6 %, mas para que comecem a vigorar dependem ainda da publicação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). (Veja valores de aumento por praça abaixo)

Aumento dos pedágios no Paraná

O aumento nas tarifas foi uma resposta ao pedido de reajuste protocolado pelas concessionárias do ‘Anel de Integração’ no dia 27 de novembro.

De acordo com a Agepar, o reajuste médio anual vai variar de 6,66% a 8,40%. O valor é maior do que a inflação do período devido ao fato de, na forma paramétrica, que é utilizada para cálculo do reajuste, serem utilizados além do IPC outros índices que acabaram elevando o percentual.

Entre as cinco concessionárias que apresentaram pedido, a Rodonorte é a que terá o menor percentual, 6,66%. O maior será concedido a Viapar, 17,60%, que resulta, além do reajuste anual de 7.79%, de um acréscimo oriundo do degrau tarifário aprovado em janeiro deste ano e não aplicado.

Diferente dos outros anos, a Agepar, além de homologar as novas tarifas decidiu apresentar também os valores finais que serão aplicadas em todas as praças de pedágio.

Os novos preços passam a valer a partir da publicação do DER-PR. A recomendação da Agepar é o dia 12 de dezembro, ou seja, na próxima quarta-feira (12).

Confira o reajuste médio em cada concessionária:

Rodonorte 6,66%

Ecovia – 7,91%

Ecocataratas – 7,66%

Viapar – 17,60%

Caminhos do Paraná – 8,40%

Econorte – Não apresentou pedido de reajuste

Veja os valores por praça e tipo de pedágio aqui.