A Praça Rui Barbosa foi o palco da 1 ª Feira do Emprego e Capacitação da Curitibana Trabalhadora neste sábado (23). Foram mais de 10 mil atendimentos, principalmente em recolocação profissional, elaboração de currículos, emissão de carteiras de trabalho, cursos e ainda orientações sobre saúde, proteção aos direitos da mulher e educação de jovens e adultos.
Perto de 3 mil vagas de emprego foram ofertadas em diferentes áreas como estacionamento, asseio e conservação, alimentação, supermercado, telefonia, construção civil e empreendimentos imobiliários, representação comercial.
A vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego (SMTE), Mirian Gonçalves, afirmou que ao longo do ano a secretaria deve intensificar a oferta de empregos e cursos aos trabalhadores e ainda destacou a efetividade de eventos específicos, como a feira com vagas voltadas às mulheres.
Oportunidade
Andrea Madalena da Cruz, 34 anos, está desempregada há um ano e assim que ouviu o anúncio da feira – pela vice-prefeita e secretária do trabalho e emprego, Mirian Gonçalves, em um programa de rádio – resolveu ir à feira. Com filhos para criar, Andrea busca uma oportunidade como operadora, auxiliar de produção, reciclagem.
Elaine de Castro, 34 anos, também chefe de família com três filhos, procura emprego como diarista. A auxiliar de enfermagem, Neidir Figueira, 52 anos, busca vagas na área e também se interessou pela atividade de cuidadora, um dos mais de 50 cursos gratuitos ofertados.
A 1ª Feira do Emprego e Capacitação da Curitibana Trabalhadora foi uma realização da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e as Secretarias da Saúde, Abastecimento, Educação, Extraordinária da Mulher, do Meio Ambiente, a FAS e a FCC e do Sistema Fecomércio, SESI/Senai. Durante a feira, a unidade móvel de Segurança Alimentar, da Secretaria do Abastecimento distribuiu sucos e receitas saudáveis à população.
Equipes da Educação de Jovens e Adultos e do Programa ProJovem Urbano, da Secretaria Municipal da Educação, apresentaram os programas para jovens e adultos e realizaram cadastros dos interessados em participar. Os atendentes da secretaria da Saúde orientaram sobre prevenção de câncer da mama e útero, LER/DORT. Da mesma forma, os integrantes da Secretaria Extraordinária da Mulher distribuíram materiais sobre a aposentadoria das donas de casa e ainda sobre os direitos da mulher e informes sobre a Lei Maria da Penha. Equipes da FAS também estavam presentes, divulgando os cursos dos Liceus de Ofício.